Tosão de Ouro. Princesa Leonor condecorada com a mais alta distinção da coroa espanhola

A herdeira ao trono de Espanha recebeu esta terça-feira, dia 30 de janeiro, o Tosão de Ouro. Felipe VI condecorou a princesa das Astúrias com a insígnia que representa a maior distinção da coroa espanhola.

No mesmo dia em que completa 50 anos, Felipe VI comemora aquele que é um momento histórico na vida da sua filha mais velha. O rei de Espanha entregou à princesa Leonor a insígnia do Tosão de Ouro, pedindo-lhe que siga a Constituição e que aprenda a respeitar a pluralidade de ideias.

A condecoração, que é considerada a mais elevada do reino, simboliza a “tradição, continuidade e institucionalização da figura da princesa das Astúrias como herdeira da Coroa”. Aos 12 anos, Leonor foi protagonista de um ato de importância histórica.

A cerimónia teve lugar no Palácio Real de Madrid e foi a primeira imposição oficial a ser transmitida em televisão. Visivelmente orgulhoso, Felipe VI fez um dos discursos mais emocionantes do seu reinado.

“Hoje, Leonor, dás um passo simbólico e muito importante para a preparação do teu futuro”, começou por dizer o rei. “Sei que hoje te podem parecer muitas exigências e responsabilidades, todas importantes e difíceis, mas deves saber que sempre terás o apoio de muitas pessoas que querem o melhor para Espanha, para a Coroa, e para ti”.

O Rei Felipe VI disse ainda à princesa Leonor que ela não caminhará sozinha. “Deverás respeitar os outros, as suas ideias e, acredita, a tua família estará sempre ao teu lado, especialmente a tua mãe e Sofia, que estarão contigo, apoiando-te”, afirmou, enquanto Letizia n\ao escondia a sua emoção.

Recorde-se que a princesa já tinha sido considerada em 2015, através de um decreto, membro da Ordem do Tosão de Ouro. Hoje, realizou-se oficialmente a condecoração.

TEXTO: Soraia Pires

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.