13 anos de casamento de Filipe VI e Letizia em fotografias

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

Os reis de Espanha celebram, esta segunda-feira, 13 anos de casamento. Filipe VI e Letizia casaram-se a 22 de maio, de 2004, na catedral de La Almudena, em Madrid. Veja a fotogaleria.

Filipe VI foi proclamado rei de Espanha após o seu pai Juan Carlos ter abdicado do trono, a 19 de junho, de 2014. Filipe e Letizia, reis de Espanha, cumprem 13 anos de casamento, no terceiro ano enquanto monarcas.

O casamento real aconteceu a 22 de maio, de 2004, na catedral de La Almudena, na capital espanhola, Madrid. O casal deu o “sim, quero” sob o olhar atento de toda a realeza e do mundo. Filipe, filho de Juan Carlos e Sofia, conheceu Letizia em 2002 e, logo iniciaram uma relação envolta em enorme secretismo, que só se tornou pública ate à sua oficialização. Na época a rainha de Espanha apresentava o principal noticiário da televisão pública espanhola.

Contudo a relação da jornalista com Filipe não foi visto com bons olhos, pelos mais conservadores da sociedade espanhola. Letizia Ortiz, plebeia, era filha de pais separados e já tinha sido divorciada. Mas a naturalidade que a televisão lhe conferiu fez com que trouxesse uma lufada de ar fresco a Espanha. Após o casamento foi-lhe dado o titulo de Princesa das Astúrias.

Filipe VI e Letizia de Espanha são pais de duas meninas. A princesa Leonor, de 11 anos, e a Infanta Sofia, de 10 anos, que é a segunda na linha de sucessão ao trono depois de Leonor.