Indignadas com a “Vogue Portugal”, figuras públicas pedem mais atenção às doenças mentais

Fotografia: Instagram Leonor Poeiras

A revista “Vogue Portugal” está “debaixo de fogo”, depois de ter publicado uma imagem na qual uma modelo aparece numa banheira, naquilo que parece ser um hospital psiquiátrico.

Uma capa polémica. A edição deste mês da revista “Vogue Portugal” apresenta a modelo Simona Kirchnerova dentro de uma banheira, numa sala, naquilo que aparenta ser um hospital psiquiátrico.

Rapidamente algumas famosas portuguesas reagiram à publicação por, dizem, estar em causa a saúde mental. Sara Sampaio, modelo internacional portuguesa que já viveu crises de ansiedade, foi a primeira a pronunciar-se.

Fotografia: Instagram Sara Sampaio

“Aquilo provocou-me pela forma como a saúde mental é tratada na imprensa, especialmente em Portugal, por causa da minha própria experiência”, admitiu, num vídeo publicado no perfil de Instagram.

Também a apresentadora da TVI Leonor Poeiras não demorou a reagir. “Nem sei por onde começar… se pela imagem, se pela palavra Madness (loucura) – não há qualquer tipo de justificação para um capa destas”, começou por referir no Facebook.

“As doenças mentais não são loucura, são problemas sérios e profundos que nos impedem de nos sentirmos bem e seguros. Sinto muita vergonha desta capa”, rematou Leonor Poeiras.

A revista “Vogue Portugal” defendeu-se no Twitter: “É sobre o amor. É sobre a vida. É sobre nós. É sobre você. É sobre agora. É sobre saúde. É sobre saúde mental. Já estava na hora”, escreveu a publicação.

Também a modelo da capa se veio defender em público. “Chego à capa da ‘Vogue’ com a minha mãe e a minha avó! Três gerações na capa da ‘Vogue’”, referiu Simona Kirchnerova.