Investigado pelo Ministério Público. Quem é o youtuber Hugo Strada?

Hugo Strada, de 36 anos, lidera o projeto “Team Strada”, no qual participam vários adolescentes. Está a ser investigado pelo Ministério Público e em causa pode estar um crime de importunação sexual.

Destacou-se no meio do entretenimento ao organizar eventos para crianças e adolescentes mas, em abril de 2018, o youtuber decidiu criar o projeto “Team Strada” e agenciar um grupo de jovens, alguns menores de idade. Atualmente caracteriza-se no Instagram, no qual conta com 169 mil seguidores, como “artista e gestor de eventos, produtor, empreendedor, agente de músicos e influenciadores digitais”.

Desde o lançamento do projeto, a “Team Strada” tem sido convidada para participar em diversos programas de televisão e eventos públicos, incluindo em iniciativas de algumas marcas. O grupo fez também colaborações com David Carreira, Bárbara Bandeira e apareceu em vários videoclipes do DJ Mastiksoul.

O que é a “Team Strada”?

Constituído por um grupo de jovens, o projeto destacou-se no YouTube através de vídeos publicados quase diariamente no canal “Team Strada” no qual eram mostradas partidas, desafios e atividades radicais realizadas pelo grupo.

Esse canal foi cancelado, na última sexta-feira. No entanto, surgiu um novo canal em que a equipa diz estar “de volta” e promete explicar toda a situação.

Proteção de Menores confirma abertura de um inquérito

Após marcar presença no programa “Curto Circuito”, da SIC Radical, juntamente com a sua equipa de youtubers, Hugo Strada foi alvo de denuncias realizadas pela Proteção de Menores ao Ministério Público e a Procuradoria-Geral da República, levando à abertura de um inquérito.

Fotografia: Instagram Hugo Strada

A polémica iniciou-se quando o humorista Pedro Teixeira da Mota publicou um vídeo, no Twitter, que conta agora com mais de 410 mil visualizações e 20 mil partilhas.

Nas imagens, um dos jovens agenciados por Hugo Strada, Douglas Dias, conhecido como Dumbo ou Dumbástico, de 17 anos, chega quando está já a decorrer a emissão em direto e junta-se ao grupo, dando um beijo nos lábios do mentor do grupo antes de se sentar.

João Sousa, um youtuber com cerca de 730 mil subscritores, foi um dos primeiros a comentar a situação ao partilhar uma compilação de excertos de vídeos publicados na página oficial da “Team Strada”, que considera ser “desconfortáveis e duvidosos”.

No vídeo pode ver-se Hugo Strada a entrar numa casa de banho, enquanto está a ser utilizada por uma das jovens do grupo, acompanhado de vários dos outros youtubers da “Team Strada”, Mais: o mentor tocar na campainha de uma fã durante a madrugada, aponta um desodorizante em spray para os genitais de uma das raparigas do grupo, entre outros.

Além do youtuber João Sousa, vários jovens que fizeram parte do projeto, mas que entretanto saíram, como é o caso da youtuber Luana Santos e Melanie Vicente, também utilizaram as redes sociais para denunciar o ex-agente e partilhar a sua história.

TEXTO: Mariana Capante

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.