Renato Godinho: “Bati a sério na Mariana Monteiro”

Em “Terra Brava” o protagonista faz a quarta novela consecutiva na SIC, mas garante que não se cansa. Quanto às cenas de violência assegura que “são complicadas”.

A par do “Heitor”, de “Nazaré” (Rui Unas), Renato Godinho, o “Tiago” de “Terra Brava”, a novela que se segue na emissão à noite da SIC, já convenceu os telespetadores como o homem mais violento da ficção. Possessivo, ciumento, começou por agredir a mulher, “Beatriz” (Mariana Monteiro) ao estalo e a vítima mais recente foi “Tina” (Luciana Abreu), a bailarina do bar Carrossel. A atriz, aliás, aproveitou a cena para apelar a que “todas as vítimas de violência doméstica denunciem”.

Renato Godinho percebe a sensibilidade do seu papel, mas tem-no levado tão à letra que a primeira a sofrer as consequências, inadvertidamente, foi Mariana Monteiro. “Bati a sério na Mariana! E, infelizmente, magoei-a”, confessa o intérprete de 38 anos em declarações ao site N-TV. “Pedi desculpa, ela disse que estava tudo bem, mas a cara aparecia toda vermelha… eu não queria, mas ela aceitou a proposta da direção de atores”, acrescenta ao nosso jornal. “São cenas complicadas porque tem de se conjugar muita coisa”.

Mas também o protagonista de “Terra Brava” já foi alvo de agressões, que o levaram para o hospital: “Já me abriram lábios, nariz, até a cabeça. Em ‘Vidas Opostas’, numa cena de agressão, o Rui Morrison partiu-se me cabeça com um candelabro. Aquilo era sangue por todo o lado e eu quis continuar a gravar para o ‘take’ ficar real, mas o realizador não quis! Dois dias depois tive de fazer uma TAC, porque as dores não passavam!”.

Renato Godinho está há quatro novelas consecutivas no elenco principal, só na SIC – “Espelho d’Água”, “Vidas Opostas”, “Alma e Coração” e, agora, “Terra Brava” -, mas, se quisermos contar as participações especiais, o número eleva-se a sete, com pequenas incursões em “Jardins Proibidos” (TVI), “Coração d’Ouro” (SIC) e “A Única Mulher” (TVI). Só que este verdadeiro “papa-novelas” não está cansado: “É verdade, vou na quarta novela seguida. Mas não me canso, Aliás, divirto-me imenso a trabalhar. Descanso mais a trabalhar do que nas folgas, nas quais tenho muito para fazer”, refere.

O ator admite que as pessoas “se podem fartar” mas a longevidade dele próprio na ficção mantém o intérprete “mais atento, sem o risco de adormecer”.

O filho, Sebastião, “não vê a novela”, mas acompanha-o “no teatro” e, quando a amores, o ator, que foi dado como ex-namorado de Liliana Santos, a enfermeira Cláudia de “Nazaré”, não resiste à brincadeira: “O meu coração está numa relação com as alvéolas…”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.