Rita Blanco emocionada com o regresso de “Conta-me Como Foi”

Conhecida por ser uma mulher de personalidade forte, a atriz cedeu às lágrimas. Motivo: a nova temporada de “Conta-me Como Foi”.

Pode muito bem ser o presente de Natal que muitos telespetadores estão à espera: a série de época “Conta-me Como Foi” regressa à RTP no final do ano, com a família Lopes a viver a liberdade dos anos 80, depois do período “amarrado” aos acontecimentos que antecederam o 25 de abril de 1974.

Rita Blanco volta a ser a Margarida e admite que, apesar do seu “mau feitio”, emocionou-se já por mais do que uma vez. “Tinha saudades. As gravações não foram a ‘mata-cavalos’, como nas novelas. Está a ser um trabalho cuidado, o que para nós faz toda a diferença. Eu, que até sou de embirrar, cada vez que acabo de ler um episódio fico de lágrima do olho… e eu não sou de lágrima fácil”, refere a atriz à N-TV, ela que se comoveu mais do que uma vez: “Noutro dia vimos uma imagem do António (n.r.: Miguel Guilherme) e da Margarida naquela época e agora, dez anos depois, repetimos as posições na imagem e eu desatei a chorar, o que é comovente. Se calhar estou velha. Mas eu gosto de ser velha. Faz parte”, acrescenta.

A qualidade da escrita surpreendeu a atriz. “Por sorte e com alguma surpresa a escrita do ‘Conta-me’ está muito interessante. Tenho gostado imenso de ler os episódios e é raro encontrar-mos os textos já prontos para os podermos trabalhar. Juntámo-nos todos, somos uma família e é muito mais fácil trabalhar assim com um produto que tenta ser de qualidade”.

E o que é que os telespetadores podem esperar da sexta temporada? “Além de a época ser diferente, depois do 25 de abril, agora com liberdade, é a adaptação destas pessoas a uma nova vida. Acho que o passado próximo é interessante para o público, porque há a identificação e com esta temporada os telespetadores vão identificar-se ainda mais. Se continuarmos a fazer o que o ‘Conta’ fez na primeira exibição, que foi reunir famílias inteiras, era muito bom”.

Rita Blanco aceitou de imediato o convite para regressar: “Fiquei surpreendida quando me disseram que a série ia voltar. Eu reajo sempre mal, mas desta vez reagi bem. Fiquei inicialmente apreensiva pela vontade de querer que haja um nível de qualidade, mas correu tudo bem”.

Alice, de 20 anos, a filha da atriz, é uma fá acérrima do produto. “A minha filha diz que está ansiosa. Ela amava o outro ‘Conta-me’. Apesar de agora ser tão crescida está cheia de curiosidade. Faço imensas coisas que ela não está interessada em ver… mas nesta está”, conclui a intérprete.

Contra as touradas

Rita Blanco elogia o serviço público na RTP. Só não admite o regresso das touradas à estação. “Oxalá que a RTP, que tem um produto tão bom como o ‘Conta-me’, acabe com as touradas. É um escândalo e uma barbaridade!”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.