Sofia Ribeiro em lágrimas. “Tive de lidar com o meu cancro e tive de cuidar do meu pai com cancro”

Sofia Ribeiro não conteve as lágrimas na apresentação do seu primeiro livro, “Confia”, esta quarta-feira ao final da tarde, em Lisboa. A atriz emocionou-se ao recordar a morte do pai, Jorge Barros.

“Quando o meu pai ficou doente, houve um episódio que foi, provavelmente, o momento em que fiquei mais revoltada. Foi um momento em que disse que não queria escrever mais”, revelou Sofia Ribeiro, esta quarta-feira, no Palacete Virtus, em Lisboa, enquanto lutava contra as emoções ao lembrar o progenitor, que morreu de cancro no pulmão em outubro do ano passado.

“Fui buscar as forças ao meu pai. A situação toda deixou-me sem forças. É diferente quando toca nas pessoas que nós amamos. Tive de lidar com o meu cancro e tive de cuidar do meu pai com cancro. Vivi os dois lados desta doença”, acrescentou a atriz, frisando que o seu pai sempre quis que publicasse um livro.

“Foi uma situação difícil para mim, que também estava a gravar [a novela “A Herdeira”, da TVI] e não havia tempo. Mas há uma coisa que o meu pai sempre me disse: Para escrever um livro porque ele um dia o iria ler. Afinal, não veio a tempo. Tenho a certeza, onde quer que ele esteja, que irá lê-lo de qualquer forma. Este livro é uma homenagem a ele”, rematou.

A cerimónia de apresentação da obra biográfica da artista, de 33 anos, esteve à responsabilidade do apresentador Daniel Oliveira e da atriz Fernanda Serrano, duas “pessoas importantes” no seu percurso pessoal.

O livro serve para partilhar os episódios mais marcantes da vida de Sofia Ribeiro e para responder a todas as pessoas que entraram em contacto consigo durante a fase mais negra por que passou, quando lhe foi diagnosticado um cancro na mama, em 2015.

No evento marcaram presença diversos amigos da profissional que são cara conhecidas do público português. Foram eles Fernando Fernandes (FF), João Cajuda, Isabel Silva, Simone de Oliveira, David Carreira, Melânia Gomes e Pedro Fernandes, entre outros.

Destaque ainda para as prestações musicais da banda HMB, com o tema “O Amor é Assim”, e para o cantor Marco Rodrigues e a canção “O Tempo”.

O livro “Confia”, que foi lançado em parceria com a editora Matéria Prima, já está disponível para compra.

Percorra a galeria de imagens e veja alguns dos momentos deste lançamento.

TEXTO: Tiago Firmino (com AFS)
FOTOGRAFIAS: Pedro Rocha/Global Imagens