É fã da saga “Star Trek”? Já pode aprender a usar a linguagem Klingon

ghaH ‘ej Duvan fans Hov trek*! Se não entendeu o que está escrito, há uma primeira vez para tudo. Os fãs da famosa saga “Star Trek”, série de ficção científica que se estreou na década de 1960, vão poder aprender a linguagem de Klingon.

Para quem não sabe, Klingon, uma língua criada por Marc Okrand, é o idioma de um povo extraterrestre presente na série norte-americana. Esta língua é utilizada por vários fãs de “Star Trek” e até existem livros publicados em Klingon.

O prometido é devido e agora já é possível aprender este idioma, graças à aplicação Duolingo, que disponibilizou um curso de Klingon para os amantes da série ou para quem deseja viajar até ao Império Klingon.

Mas de onde surgiu a ideia de criar um curso de Klingon? Este idioma não é o único, visto que também é possível aprender Esperanto ou Alto Valírio (da série “Game of Thrones”). De acordo com Michaela Kron, membro do departamento de relações-públicas do Duolingo, a ideia surgiu através de voluntários.

“Através de um processo de candidatura, examinamos cuidadosamente os contribuintes voluntários para garantir o seu nível de habilidade e o compromisso com as necessidades do projeto”, explicou ao site Engadget.

Este curso chega numa altura em que está para chegar a nova série “Star Trek:Discovery” (em setembro) e, desta forma, os fãs poderão entender a linguagem Klingon sem ajuda das legendas.

Recorde-se que o curso só está disponível no site do Duolingo mas, em breve, estará também ao dispor através de uma aplicação para iOS e Android.

*Saudações fãs de “Star Trek”

TEXTO: Miguel Lopes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.