“Sob Pressão” emite uma homenagem aos profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19. Dividida em dois episódios, a trama tem estreia marcada para 10 de outubro, às 23h10, na Globo.
Reconhecida por retratar, através da dramaturgia, questões relacionadas com a saúde pública, “Sob Pressão” está de volta com uma edição especial. Dividida em dois episódios, “Sob Pressão – Plantão Covid” aborda um tema atual e que tem feito parte da vida das pessoas: a pandemia do coronavírus.
Os novos episódios trazem de forma ainda mais expressiva a visão da equipa médica sobre o problema, mostrando que por detrás das máscaras existem profissionais de saúde que atuam sob pressão, arriscando os seus sonhos e até mesmo a própria vida em prol do outro. Os capítulos foram idealizados como uma homenagem a todos que atuam na linha de frente contra a doença que vem assolando o mundo.
“Não tive dúvidas de que a gente tinha que colocar a pandemia, essa crise sanitária, na nossa história, exatamente pela conexão e pelo diálogo que a série tem com a realidade. E, principalmente, porque isso faz com que o público tenha um olhar diferenciado para esses profissionais de saúde. Foi nisso que nos debruçamos de alguma maneira: permitir que o público sinta a experiência de quem atua na linha de frente do combate ao vírus. Tentamos trazer a possibilidade de ressignificar um pouco nossa visão através de uma doença. O que a pandemia permitiu em larga escala, para o mundo, a gente faz no nosso grãozinho, com a série”, destaca o autor Lucas Paraizo.
Andrucha Waddington, diretor artístico da obra, explica que para a edição especial foi feito um recorte dos meses de abril e maio – o segundo e terceiro mês da pandemia, no Brasil. “Estamos retratando como foi há pouquíssimos meses. Um passado tão recente que ainda está totalmente ligado aos nossos dias atuais”, explica.
Para Andrucha, ao usar a saúde como elemento condutor para a dramaturgia, é possível abordar muitos assuntos. “O tema saúde é muito curioso: as histórias sociais entram de ambulância na ficção e ali há uma catarse, com os assuntos sendo expostos, capazes de mostrar todas as feridas abertas. Em ‘Sob Pressão’, ainda estamos em um hospital público, local que quebra qualquer parede social”, afirma.
Após um período em missão humanitária no interior do Brasil, Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) são convocados a voltar ao Rio de Janeiro. A dupla de médicos de “Sob Pressão” é chamada de urgência pelo doutor Décio (Bruno Garcia) para trabalhar num hospital de campanha no Rio de Janeiro, montado para atender os pacientes infetados pela Covid-19.
Nos dois episódios, são contadas histórias de pacientes que enfrentam o vírus desconhecido e os dramas pessoais e profissionais de Carolina, Evandro e da equipa médica formada por Décio, Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello), além dos recém-chegados à equipa, o neurocirurgião Mauro (David Junior) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues).