Figurino e caracterização convergem em ‘Bom Sucesso’

Globo

Dois universos entrelaçam-se na novela “Bom Sucesso”: as zonas norte e sul do Rio de Janeiro. Por isso, a diversidade e a pluralidade conduziram o trabalho das áreas de figurino e da caracterização.

“As pessoas se expressam de diversas formas em todos os lugares. Não estamos fazendo ‘nichos’. Reforçarmos a ideia da liberdade de se ser único, de cada um buscar sua identidade”, define a caracterizadora Carmen Bastos.

“Pesquisamos muito para reproduzir esses mundos mais próximos da realidade, mas sempre recorrendo à liberdade poética já que se trata de uma obra de ficção”, pontua a figurinista Rosane Berni.

O principal desafio para o trabalho de Rosane foi desenvolver o figurino de Paloma (Grazi Massafera). Ela é uma mulher prática, atarefada e sem luxos, mas com referências do mundo da moda e com muitas peças que ela mesma produz.

“Paloma cria modelos para ela usar. São modelagens simples que mostram claramente quem ela é e seu gosto por esse oficio. Mesmo com peças básicas, ela se destaca, tem boas ideias e uma verve de estilista”. Com uma vida muito preenchida, Paloma tem pouco tempo para se produzir. “Ela quase não usa maquilhagem. Damos só uma aparência saudável. Usa muito rabo de cavalo e prendedores, especialmente porque tem uma longa jornada diária e é prática”, explica a caracterizadora.

Com poucos recursos financeiros e talento de sobra, Paloma também faz roupas para os filhos. Peter (João Bravo) veste-se de forma divertida, já que sonha ser um youtuber. Alice tem um visual romântico e doce, enquanto Gabriela (Giovanna Coimbra) vive para o basquete e adota um estilo desportista e tomboy, com roupas tipicamente masculinas.

O grande amor da vida de Paloma, Ramon (David Junior), é atleta e imprime sua identidade de desportista no visual. Ele veste-se com referências ao universo do basquete e com influência de cantores de rap, além de ter o cabelo bem torneado. É um estilo bem americanizado, já que ele morou pouco mais de 15 anos nos Estados Unidos, segundo a figurinista.

Já Marcos (Romulo Estrela), que desperta uma paixão arrebatadora em Paloma num encontro descomprometido e inesperado, evidencia esse perfil despojado e livre de amarras nas suas roupas. Apesar de ter nascido num universo sofisticado, ele seguiu o seu próprio caminho e escolheu ter uma vida mais simples e low profile. Mora em Búzios e opta por peças leves e confortáveis. Por conta de o personagem ter um contato direto com o sol e o sal do mar, a caracterização apostou numa pele bem bronzeada, cabelo solto ao vento e uma barba por fazer. Quando está na cidade grande, veste-se com um pouco mais de formalidade, sem perder a essência.

Alberto (Antonio Fagundes) é um homem clássico, culto e um tanto conservador. Por causa da doença, sente-se infeliz, e esse momento pessoal reflete-se no seu figurino através de uma paleta de cores mais sóbrias. Como é um homem debilitado por uma doença terminal, a caracterização usa maquilhagem para suavizar o dourado e o brilho da pele de Antonio Fagundes. Já Nana (Fabiula Nascimento) é uma mulher workaholic que vive tensa tanto pelos problemas de trabalho, quanto pessoais. É uma mulher elegante, em cujo guarda-roupa predominam as cores frias e muita alfaiataria, peças acinturadas, golas altas e cortes precisos e simétricos. Objetiva e discreta, Nana costuma usar maquiagem nude e cabelo básico.

Sedutor nato e alpinista social, Diogo (Armando Babaioff) trabalha num conhecido escritório de advogados e faz questão de manter as aparências. Ele usa fatos com uma modelagem mais fit e em cores escuras. Gisele (Sheron Menezzes), sua amante e parceira nos seus esquemas obscuros, apresenta um estilo executivo com um toque sensual. Gisele é dissimulada e vê a chefe como rival, mas tenta imitá-la em alguns detalhes. Um deles é nas mãos, pintando as unhas de nude, assim como Nana.

Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) tem certeza de que nasceu para brilhar e os seus looks seguem essa máxima. Tem um estilo ousado e usa as tendências da moda atual para sempre ser a grande sensação por onde passa. Ela é o significado da palavra “extravagância”. “Silvana é uma mulher exuberante que gosta de ostentar e usa o seu poder de sedução. Ela pode, ela compra, ela usa”, define a caracterizadora.