“Listen”, de Ana Rocha de Sousa, é o filme português mais visto do ano

Listen
Fotografia: Divulgação

Realizado por Ana Rocha de Sousa, “Listen” é já o filme português mais visto do ano, com 24200 espetadores e uma receita bruta que ascende aos 135 mil euros.

Distribuído pela NOS Audiovisuais, “Listen” chegou a 22 de outubro aos cinemas nacionais e continua em exibição em cerca de 60 salas de norte a sul do pais e ilhas.

O filme teve a sua estreia mundial a 8 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios: O Leão do Futuro, de primeira obra, o prémio especial do júri da secção Horizontes, duas distinções paralelas, ‘Bisato d’Oro’ e o Sorriso Diverso Veneza, entre outros.

Em “Listen”, “Bela” (Lúcia Moniz) e “Jota” (Ruben Garcia), vivem nos subúrbios de Londres e acabam por enfrentar sérias dificuldades quando os serviços sociais levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos.

A surdez da filha de sete anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim, e tudo se complica com o passar do tempo.

Baseado em factos reais, “Listen” aborda o drama de um casal português emigrado, a quem os serviços sociais retiram, injustamente, os filhos por suspeitas de maus tratos. Um filme que espelha a luta pela união de uma família após um erro irreversível.