“Listen”, de Ana Rocha de Sousa, estreia em 57 salas de cinema

Listen
Tiago Soares

“Listen”, o primeiro filme de Ana Rocha de Sousa, estreia, esta quinta-feira, em 57 salas de cinemas. O Teatro da Trindade, no Porto, contará com uma sessão especial, este sábado, com a presença da realizadora e do elenco.

A longa-metragem foi filmada nos arredores de Londres, em Inglaterra, e teve a sua estreia mundial a 8 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios: O Leão do Futuro, de primeira obra, o prémio especial do júri da secção Horizontes, duas distinções paralelas, Bisato d’Oro e o Sorriso Diverso Veneza, entre outros.

Em “Listen”, Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia), vivem nos subúrbios de Londres e acabam por enfrentar sérias dificuldades quando os serviços sociais levantam suspeitas sobre a segurança dos três filhos. A surdez da filha de sete anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim e tudo se complica com o passar do tempo.

Listen
Tiago Soares

Baseado em factos reais, aborda o drama de um casal português emigrado, a quem os serviços sociais retiram, injustamente, os filhos por suspeitas de maus tratos. Um filme que espelha a luta pela união de uma família após um erro irreversível.

Ana Rocha de Sousa, que estudou cinema em Londres e realizou curtas-metragens como “Laundriness” (2012) e “No Mar” (2015), concebeu a ideia para o filme em 2016, quando se deparou com as noticias sobre uma família portuguesa a passar por um caso de adoção forçada no Reino Unido.

LEIA TAMBÉM:

Realizadora Ana Rocha Sousa recebe dois prémios em Veneza