Emilia Clarke, de 32 anos, revelou esta quinta-feira que sofreu dois aneurismas cerebrais durante as gravações da série “Game of Thrones” (HBO), devido ao stress.
A intérprete, que deu vida à personagem Daenerys Targaryen na história televisiva inspirada nos livros de George R.R. Martin, confessou que sofreu dois aneurismas num artigo publicado pela revista “The New Yorker”.
O primeiro aconteceu em fevereiro de 2011, antes da primeira temporada ir para o ar. Emilia Clarke estava a treinar quando sentiu uma enorme dor de cabeça e vómitos, acabando por ir parar ao hospital.
“O meu treinador mandou-me ficar em posição de prancha e imediatamente senti como se um elástico estivesse a apertar o meu cérebro. Tentei ignorar a dor e empurrá-la, mas simplesmente não consegui”, recordou.
Após alguns exames, foi-lhe diagnosticado uma hemorragia subaracnóidea, “um tipo de acidente vascular cerebral causado pela hemorragia no espaço ao redor do cérebro”.
Durante a recuperação, a atriz, que na altura tinha 24 anos, teve grandes dificuldades em falar e lembrar-se do seu nome. Nesse momento, a intérprete teve medo do que iria acontecer com a sua carreira.
Dali para a frente, o estado de saúde passou a ser alvo de grande cuidado por parte da atriz. O trabalho não parava e quando arrancaram as gravações da segunda temporada de “Game of Thrones” Emilia Clarke sentia-se exausta.
“Depois do meu primeiro dia de gravações, mal consegui chegar ao hotel antes de colapsar de exaustão”, contou. “A cada minuto de cada dia eu pensava que ia morrer”, atirou.
Em 2013, a intérprete voltou a apanhar um grande susto. Após um exame de rotina, os médicos disseram-lhe que tinha de ser sujeita a uma operação simples por causa de um segundo aneurisma. Porém, a intervenção não correu conforme estava planeado.
“O procedimento havia falhado. Tinha uma enorme hemorragia e os médios deixaram claro que as minhas hipóteses de sobrevivência eram precárias se não operassem mais uma vez”, prosseguiu.
Uma vez mais, a atriz enfrentou um período de recuperação. “Perdi toda a esperança. Não conseguia olhar ninguém nos olhos”, admitiu.
Estes dois acontecimentos na sua vida contribuíram para que participasse no crescimento de uma instituição de caridade intitulada SameYou, que ajuda a recuperar pessoas que têm danos cerebrais.
Recorde-se que a estreia da última temporada de “Game of Thrones” está agendada para 14 de abril.
TEXTO: Tiago Firmino