RTP assinala 25 de abril com programação especial

Fotografias: Divulgação RTP

A RTP assinala a Revolução de abril de 1974 com uma programação dedicada na RTP1 e na RTP2, exibindo programas que vão recordar os principais momentos que marcaram esse dia.

O canal do Estado arranca com “A Noite do Golpe de Estado”, na quinta-feira, às 23.00 H, na RTP2. É a noite do 25 de abril de 1974 contada por um dos seus protagonistas, Otelo Saraiva de Carvalho, num documentário de Ginette Lavigne.

Segue-se na sexta-feira, às 00.15 H, no primeiro canal “No dia em que… Salgueiro Maia saiu à rua”, com os protagonistas e as circunstâncias que trouxeram Portugal da ditadura à democracia. É relatada a coragem de Salgueiro Maia, figura determinante para a instauração de um regime democrático em Portugal.

No sábado, por volta das 10.00 H, a RTP1 transmite a sessão solene comemorativa do 46.º aniversário do 25 de abril e, ao meio-dia, “Vejam bem com Paulo de Carvalho”, a história do cantor contada na primeira pessoa num documentário com realização de Nuno Galopim e Francesco Cerruti.

No mesmo dia, às 14.30 H, começam “As Ondas de abril”, na RTP1, um filme que nos mostra como uma equipa de jornalistas estrangeiros encontrou Portugal nos dias que antecederam a Revolução e o seu espírito de liberdade.

Segue-se outra película, “Capitães de Abril”, às 16.30 H, no primeiro canal, um retrato da Revolução que mudou a nossa História numa impressionante produção do cinema português com realização de Maria de Medeiros.

À noite, pelas 22.00 H chega à RTP1 “As Armas e o Povo”. É a estreia em televisão de um dos mais célebres filmes da Revolução portuguesa. Rodado durante a semana entre o 25 de abril e o 1.º de maio de 1974, junta as grandes movimentações de massas aos discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal e a libertação dos presos políticos às entrevistas de rua conduzidas pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha.

“Retratos de abril” é emitido às 23.45 H, na RTP1, numa homenagem aos fotógrafos que viveram a Revolução nas ruas e registaram imagens do dia que mudou Portugal.

O dia dedicado à Revolução termina às 00.15 H, na RTP 2, com “Brandos Costumes”, célebre filme do pós 25 de Abril que revelou o cineasta português Alberto Seixas Santos e impôs um estilo muito particular de olhar o Cinema e a História.