RTP e Caminha querem recriar “Verão Azul” na Praia do Moledo

A praia do Moledo, em Caminha, vai ser o palco da nova série portuguesa “Verão M”, a ser produzida para a RTP, e que pretende ser um marco como a espanhola “Verão Azul” foi na década de 80.

“O que aqui vai ser feito é um objeto filmado que é contemporâneo e um dia será histórico. Aquilo que vai tocar nas pessoas, pela diferença, são construções narrativas de histórias, onde o mar, a verdade do vento, as montanhas, traz um sopro de imaginação que nos marca, como marcou o “Verão Azul”, afirmou o diretor de programação da RTP, Daniel Deusdado, durante a apresentação do projeto.

Sem desvendar ainda o elenco, o responsável garante que “Verão M” vai ter “um belo conjunto de atores, será filmada em cenário real”. “As pessoas vão poder ver ao vivo atores que normalmente só veem em casa”.

A nova série, que é produzida em parceria entre a Skydreams e Santa Rita Filmes e tem o apoio da Câmara Municipal de Caminha e do Turismo Porto e Norte, começará a ser gravada na próxima Primavera, anunciou o responsável da RTP.

A ação desenrola-se principalmente na praia do Moledo, mas terá filmagens noutros locais do concelho e Caminha e outras paragens do distrito de Viana do Castelo, A vizinha Galiza, em Espanha, também está na rota das gravações de “Verão M”, que será realizada por Patrícia Sequeira.

“Vai ser uma série familiar, como é o ambiente que se vive aqui. A história centra-se nas aventuras dos jovens que vêm com os pais ou com os avós para esta região e a série terá todos os ingredientes para prender os espectadores. No fundo é um projeto que nos remete um bocadinho para o conforto da nossa adolescência e onde se juntam gerações”, explicou.

“Esta é uma aposta que visa falar das nossas histórias, da nossa paisagem, da nossa gastronomia, da nossa forma de ser”, explicou o presidente da câmara de Caminha, Miguel Alves, que reforçou “a beleza das praias de Moledo e de Vila Praia de Âncora, bem como das freguesias ribeirinhas e do interior do concelho, que é conhecido nacional e internacionalmente”. Potenciar esse desenvolvimento turístico foi uma das razões que levou a autarquia a apoiar este projeto.

“Verão M” chegará a casa dos portugueses no verão do próximo ano.

TEXTO: Nuno Azinheira