Produção de “Mentes Criminosas” acusada de discriminar mulheres

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

As atrizes Kirsten Vangness e AJ Cook ponderam abandonar a série “Mentes Criminosas” caso não tenham um aumento de salário.

Os atores da série dramática “Mentes Criminosas” Joe Mantegna e Matthew Gray Gubler assinaram contrato com a CBS para uma 13º temporada. No entanto, as figuras femininas Kirsten Vangsness e AJ Cook ainda não chegaram a acordo com a produtora.

Em causa estão as disparidades salariais que existem entre as atrizes e os seus colegas. De acordo com o site “Deadline”, Kirsten Vangness e AJ Cook estão dispostas a abandonar a série caso não consigam um acordo em que recebam o mesmo salário de homens com papéis com o mesmo destaque.

Já em 2013, as atrizes reclamaram da disparidade entre salários, queixando-se que recebiam menos de metade do que os atores.

Kirsten Vangsness interpreta a analista técnica do FBI e AJ Cooks tem o papel de agente especial do FBI. A série policial foi recentemente renovada para a 13º temporada e conta, nos EUA, com uma audiência de 10,8 milhões de espectadores durante o dia original de exibição. Por cá, é exibida no AXN.