Publicidade Continue a leitura a seguir

Salvador disse que música de Israel era “horrível”, mas foi “obrigado” a dar-lhe o troféu. Eis a imagem

Netta from Israel during press conference after won the Grand Final of the 63rd annual Eurovision Song Contest (ESC) at the Altice Arena in Lisbon, Portugal, 13 May 2018. Twenty-six finalists are competing to win the ESC 2018. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Publicidade Continue a leitura a seguir

Salvador Sobral chegou a considerar “Toy” uma “música horrível”, mas é esta que se sucede ao tema “Amar Pelos Dois”, com o qual venceu a edição do ano passado do Festival Eurovisão da Canção. Na hora de passar o testemunho, o português não teve como fugir a Netta.

A 24 horas de completar um ano da sua vitória, em Kiev, na Ucrânia, o irmão de Luísa Sobral cedeu o lugar à israelita que participou na 63.ª edição do certame de música. Não terá sido um resultado do agrado de Salvador, que teceu publicamente críticas a “Toy”.

“De repente, o YouTube achou que eu iria gostar da canção de Israel. Então, abri aquilo e saiu-me de lá uma música horrível. Eu pensei: YouTube, muito obrigado, mas não é por aqui”, disse o primeiro luso a vencer o Eurofestival.

Contudo, foi este o tema ganhador do concurso. A tradição manda que o último vencedor entregue o troféu ao que acaba de ser eleito. Este sábado à noite não foi exceção. Salvador Sobral subiu ao palco da Altice Arena, em Lisboa, e enfrentou Netta pela primeira vez.

Fotografia: José Sena Goulão/EPA

“Achei que ele me respeitou quando me deu o prémio. Envio-lhe amor”, disse a israelita na conferência de imprensa que se seguiu à derradeira etapa da Eurovisão.

Recorde-se que Netta venceu o concurso com um total de 529 pontos, número que resultou da soma dos votos dos júris dos 43 países participantes (212) com os do público (317). É a quarta vez que Israel vence o certame, depois de ter alcançado ganhos em 1978, 1979 e 1998.

TEXTO: Ana Filipe Silveira e Dúlio Silva