José Mayer afastado de novela por causa de acusações de assédio

Foto: Arquivo

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

Depois de uma figurinista da Globo ter acusado o ator José Mayer de assédio sexual, o canal brasileiro já tomou uma posição oficial: o consagrado ator vai ficar de fora da próxima novela da estação.

Aos 67 anos, o ator José Mayer viu-se envolvido numa polémica, com a denúncia de uma figurinista da Globo de alegado assédio sexual. O veterano negou as acusações, argumentando que as palavras e atitudes a que Susllem Meneguzzi Tonani se refere “são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra (em ‘A Lei do Amor’)” e não suas.

Contudo, a Globo emitiu esta terça-feira um comunicado, anunciando que a presença de Mayer na próxima novela das 21 não se vai concretizar, ao contrário do que estava inicialmente planeado.

“No que diz respeito à escalação, sim, a Globo decidiu não escalar José Mayer para a próxima novela das nove de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi isso que fizemos. E é isso que sempre faremos”, pode ler-se no comunicado.

Esta foi uma decisão que apanhou todos de surpresa, incluindo o autor Aguinaldo Silva que, horas antes, afirmava ao UOL que a presença de José Mayer era inquestionável. O regresso do ator, finalizada que está a sua participação na telenovela “A Lei do Amor”, fica agora em aberto.