Luciana Abreu quer contar a história da sua vida em filme

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

As filhas de Luciana Abreu, Lyannii e Lyonce, e a profissão estão no topo das preocupações da atriz. Artista versátil, a estrela da SIC quer “disparar” para várias áreas: um filme autobiográfico, um novo programa infantil e atá a escrita de um livro.

Luciana Abreu mostra-se disposta a ultrapassar todos os dramas que vive a nível pessoal desde que decidiu afastar-se da mãe, Ludovina, e da irmã, Ana Luísa Abreu, convidando ambas a sair de casa. “Há coisas que enterrei e que não volto a falar, porque fazem parte do passado”, confidenciou à Notícias TV durante a apresentação da novela “Espelho d“Água”, na Ilha de São Miguel, nos Açores. Na trama, a atriz interpreta a vilã, Filipa Nogueira.

Questionada sobre a guerra familiar, Luciana Abreu foi parca em explicações. “Tenho a minha consciência tranquila, porque sei que tomei as melhores atitudes na altura certa”, disse. Doravante, a cantora quer dedicar-se as filhas, Lyannii e Lyonce, e a ela própria, tendo em vista vários projetos que pretende concretizar a nível profissional.

“Um programa de televisão para crianças” da sua autoria, abrir a sua própria produtora musical, “trazer cantores cubanos para cá” e lançar o seu próximo disco, “Luciana Abreu”, a 25 de maio, data em que celebra o seu aniversário, são alguns dos projetos.

Preste a cumprir 32 anos de idade, a cantora não se fica por aqui. “Já plantei uma árvore, já tenho as minhas filhas e falta-me escrever um livro. E vou fazê-lo”, afirmou convictamente. “Vou fazer um livro e vou escrever o filme da minha vida para passar no cinema”. A historia que pretende levar ao grande ecrã é para ser concretizada a “longo prazo” e promete retratar os altos e baixos da sua vida.

Luciana quer participar nesta longa-metragem, mas garante que ainda não sabe quem fará o seu papel, e equaciona a possibilidade de fazer de sua mãe, Ludovina Abreu. “Quem sabe?”, disse, deixando a dúvida no ar.

Confirmado até agora está um filme na América Latina, no qual interpreta o papel de protagonista. “Vai ser gravado em Cuba e Espanha”. “É um filme que está relacionado com religião, mas mais não posso adiantar”. A data do início das gravações está prevista para o final do ano.

Perante o ritmo frenético de trabalho que se avizinham nos próximos meses, Luciana Abreu garante “compensar” a sua ausência. “As minhas filhas sempre foram criadas com a visão do que é a vida. Elas sabem perfeitamente que a mãe perde alguns momentos, mas ao mesmo tempo ganha a confiança, o orgulho e admiração. Qualquer pai passa por isso (…). Elas têm uma família extraordinária que lhes dá todo o suporte necessário e a mãe depois compensa”. A energia, assegura, é alimentada pelo “amor” que sente pelas filhas. “Quero-lhes dar tudo o que não tive a oportunidade de ter”.