Publicidade Continue a leitura a seguir

Bruno Nogueira e Nuno Lopes reagiram ao alegado plágio de Tony Carreira… em 2008

Publicidade Continue a leitura a seguir

O alegado plágio que Tony Carreira e Ricardo Landum fizeram a 11 canções e de que estão a ser acusados pelo Ministério Público foi o foco de um dos “sketches” do programa “Os Contemporâneos”, da RTP1, em 2008.

A internet é um baú de tesourinhos e os cibernautas não têm memória curta. Tony Carreira já tinha dito que as acusações de que está a ser alvo duram há muito tempo. E é mesmo verdade, a ponto de este assunto ter sido usado como mote para um dos momentos de humor do formato que a estação pública exibiu há nove anos e que hoje está mais atual do que nunca.

No “sketch”, Bruno Nogueira interroga populares sobre a opinião que têm sobre o cantor de música romântica, um dos artistas que mais admiradores agrega no nosso país. A determinado momento, surge Tony Carreira, ou melhor Nuno Lopes, que encarna o papel do intérprete e se defende das acusações de plágio com muito humor à mistura.

A rábula termina com a suposta demonstração de dois novos temas do cantor, também eles muito semelhantes a canções mundialmente conhecidas.

De recordar que Tony Carreira está a ser acusado, a par de Ricardo Landum, o compositor com quem trabalha regularmente, de se “arrogarem autores de obras alheias” após modificarem os temas originais. O intérprete já se defendeu, dizendo que “o assunto está resolvido há muitos anos com os autores de algumas das músicas”. “Quem não deve não teme e eu estou tranquilo”, assegurou em declarações ao noticiário da SIC “Jornal da Noite”.