A carregar vídeo...

Há a dieta do Paleolítico, a dieta Detox, a dieta proteica, a dieta da sopa, a dieta dos 7 dias, a dieta dos limões, a dieta do jejum e todas aquelas que os médicos e as modas forem ditando. Mas nenhuma, em termos de efeitos práticos imediatos, é tão eficaz como… a dieta do Photoshop.

Sem privações alimentares, sem exercício físico. Apenas alguma paciência e muita perícia a trabalhar com o programa informático de edição, tratamento e, se for caso disso, manipulação de fotografias digitais.

Na atualidade, entre os fotojornalistas, o Photoshop e outros programas digitais servem apenas para retocar e dar um brilho final ao trabalho, mas o Photoshop permite também manipular a imagem, distorcendo a realidade.

É o caso deste passo-a-passo que o vídeo mostra. Em quatro minutos uma mulher japonesa que bem poderia ser lutadora de sumo está pronta para entrar num concurso de beleza dos “padrões normais”. Um retoque daqui, um retoque dali, uma limpeza na bochecha, um duplo queixo retirado, uns papos eliminados, um pescoço aumentado e a diferença é brutal.

Afinal de contas, o Photoshop só não trata da saúde. E essa é a mais importante.

TEXTO: Mafalda Carraxis