“A hora do reencontro aproxima-se”. A homenagem de Júlio Isidro ao pai que está a emocionar a Internet

O Dia do Pai só se celebra esta segunda-feira, mas Júlio Isidro antecipou-o para relatar publicamente a “herança” que ganhou do seu progenitor. “Papá, o 19 de março é Dia do Pai, mas garanto-lhe que penso em si muitos mais dias, talvez porque se aproxima a hora do reencontro”, acredita. Os admiradores do apresentador aplaudem a homenagem.

Num texto intitulado “A herança do meu pai”, Júlio Isidro desfia memórias e recua a “um dia de agosto de há 30 anos”, no qual ficou “rico” aquando da morte do seu pai. “Estávamos de mão dada. Enriqueço todos os dias com o seu legado”, recorda.

E é, precisamente, do legado que José Sesinando Mantero da Silva Isidro do Carmo deixou ao filho que o apresentador da RTP explana numa homenagem sentida ao pai, a escassas horas de se iniciar a comemoração do Dia do Pai.

“Deixou-me um cofre cheio de respeito pelos outros, honestidade da palavra dada, cultura geral, português correto e indiferente a acordos mais ou menos ortográficos, sensibilidade musical, visão crítica em relação a todos os poderes e um razoável sentido de humor”, afirma Júlio Isidro, de 73 anos, que não esquece os “princípios e valores” que guardou para os “repartir” com as suas irmãs.

Passando pela cultura musical de que era detentor, assim como “a memória que tinha sobre o desporto”, área em que tinha uma particular “simpatia, moderada e educada, pelo Sporting”, o comunicador sublinha que o seu “querido papá” “foi um filho exemplar”.

Já crescido, José Sesinando “teve a sorte de se casar com a mamã que deitava mão às dificuldades, às vezes tantas, para o deixar ler e escrever”. “Poderia ter afinado mais pianos e ter escrito mais artigos para jornais para ajudar ao orçamento? Creio que sim, mas confiava tanto na mamã a quem chamava ‘a minha Brites d’Almeida’, a Padeira de Aljubarrota”, contrapõe.

A HERANÇA DO MEU PAI.Fiquei rico quando, num dia de Agosto de há trinta anos, me deixou. Estávamos de mão dada.E…

Publicado por Julio Isidro em Sábado, 17 de Março de 2018

Júlio Isidro agradece, por fim, à “riquíssima herança bem diferente de outras que tantos filhos disputam ainda com os pais de coração a bater”, rejeitando que tal aconteça em sua casa. “Graças a Deus. Elas sabem que estão a receber a herança comigo presente.”

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.