A apresentadora da RTP chegou ao maior campo de refugiados do mundo, no Bangladesh. Catarina Furtado ficou impressionada com o que viu e relata “um caos pela sobrevivência”.
É mais uma viagem humanitária para gravar o programa “Príncipes do Nada”. Catarina Furtado já está no Bangladesh, o maior campo de refugiados do mundo.
“Primeira noite na cidade de Cox’s Bazar. Um caos pela sobrevivência. Não se sente perigo, as pessoas são amáveis. Amanhã vamos ao campo de refugiados Kutupalong”, escreveu a comunicadora no perfil de Instagram.
“Ninguém está livre de vir a ser refugiado. E é nos campos onde se violam mais os direitos humanos. A maioria são crianças e mulheres. Vivem em situações precárias, de violência, violação, prostituição. As mulheres dão à luz em condições desumanas. Há tráfico humano porque as condições são de uma vulnerabilidade extrema. Estamos a ver (a RTP) se poderemos visitar campos em todos os continentes. Mas não é fácil ter autorização. Começamos no Bangladesh, iremos a seguir para a Grécia”, disse Catarina Furtado, em declarações ao JN.
TEXTO: Rui Pedro Pereira