De Halle Berry e Bono Vox. Sabia que estas celebridades são parcial ou totalmente surdas?

De todas as obras de Ludwig van Beethoven, a Sinfonia nº 9 talvez seja a mais extraordinária, uma vez que o alemão a compôs em 1824, três anos antes da sua morte e quando a sua surdez era já total. A história do músico germânico pode ser das mais conhecidas, mas atualmente há várias celebridades que vivem da música – e não só – e que também sofrem de deficiência auditiva parcial ou total.

Millie Bobby Brown, a estrela da série da Netflix “Stranger Things”, é uma delas. A atriz de 13 anos nasceu com um problema auditivo em um dos ouvidos, que foi evoluindo com o tempo. Hoje, é parcialmente surda. Não a impede, claro, de representar, nem tão pouco de cantar. Aliás, um dos seus sonhos é juntar estas duas artes e integrar o elenco de um espetáculo musical.

Uma das suas mais recentes atuações foi no programa “The Tonight Show” de Jimmy Fallon, emitido pela NBC. A intérprete da personagem Eleven em “Stranger Things” cantou rap para promover a história original da plataforma de streaming.

Assista a esse momento de seguida:

A carregar vídeo…

Rob Lowe, Halle Berry, Bono Vox, Jodie Foster ou Bill Clinton também não têm a audição completamente apurada. Veja, na galeria acima, estas e outras figuras e saiba como lidam com a deficiência auditiva.

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.