Depois de vencer dois cancros, António Sala descreve experiência como voluntário no IPO

Após ultrapassar dois tumores, António Sala marcou presença no “Programa da Cristina” no qual abordou a experiência como voluntário no Instituto Português de Oncologia (IPO).

O antigo locutor da Rádio Renascença, de 70 anos, é voluntário no IPO há mais de 20 anos e, em conversa com Cristina Ferreira, na SIC, relembrou alguns momentos marcantes.

“Eu era um daqueles que tinha a mania que os hospitais… Que até o cheiro dos hospitais era incomodativo, que não tinha jeito para essas coisas… Isso é cobardia, uma cobardia incrível”, começou por dizer.

António Sala revelou que apesar de a experiência como voluntário ter sido difícil no começo, atualmente confessa que é importante sentir o choque com aquela realidade.

“A minha assistente andava-me a desafiar a ir ao IPO para ajudar a colaborar com as crianças no sentido de apresentar espetáculos e fazer coisas para eles. A primeira vez que fui, fui muito contrariado e achei até que não tinha coragem. Levei um murro no estômago tão grande e percebi que nos gestos tão simples, como estar ali umas horas, falar com aquelas crianças… Às vezes são meninos e meninas que nem podem bater palmas porque estão cheios de agulhas… Sem cabelo…”, recordou.

“Para mim não é duro, é fantástico lá ir! Precisamos sempre de ter banhos de realidade e humildade e perceber que temos de ter os pés na terra”, sublinhou.

António Sala removeu um tumor maligno do rim, em 2018, mas seis meses depois foi-lhe diagnosticado um outro benigno na coluna vertebral, que também ultrapassou.

TEXTO: Mariana Capante

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.