“Desligar a televisão ou mudar de canal”. Sugestão de Manzarra para quem não gosta de “DivertidaMente”

Em cada emissão do concurso “DivertidaMente”, estreado há uma semana na SIC, quatro concorrentes deixam-se hipnotizar antes de jogarem para ganharem dinheiro. O anfitrião João Manzarra veio a público defender a veracidade do formato, depois de dúvidas levantadas pelos espetadores. “Em momento algum apresentaria um programa que fosse uma farsa”, garante.

“Juro por todos os brócolos da Terra”, escreve João Manzarra, referindo-se ao facto de acreditar que os concorrentes de “DivertidaMente”, que conduz aos domingos à noite na SIC, são sujeitos a hipnose de verdade. “Nas estatísticas da minha vida, a semana que passou foi a primeira em que a pergunta ‘estás bom?’ passou para segundo lugar do ranking, dando lugar a ‘aquilo é verdade?’”, diz.

Manzarra, que com este programa assinalou o seu regresso ao pequeno ecrã depois de “Vale Tudo”, do mesmo canal, explica numa publicação feita nas redes sociais que interagiu “com todos os concorrentes em ambos os estados” e que estes foram eleitos após “um enorme casting nacional, com milhares de horas em sessões e em testes”.

“Os concorrentes do programa são os mais suscetíveis à hipnose entre todos os que participaram.”
João Manzarra

Entre outros factos, o apresentador chama a atenção para o “indicador físico” de quem está submetido a hipnose, que aqui é praticada pelo mentalista espanhol José Tejada: “As pupilas dilatadas e o olhar desfocado do início ao fim do programa, como se o ‘interesse’ não estivesse ‘ali’ mas no seu subconsciente”.

https://www.instagram.com/p/BgROaL9l9Vj/?taken-by=divertidamentesic

Por fim, João Manzarra deixa três sugestões para quem continuar a “rejeitar o que a ciência aceita”. “Aceitar a hipnose e divertir-se com o programa, acreditar que a hipnose é uma farsa mas que vale a pena pela qualidade e consistência impressionante dos atores” e, por fim, aconselha os espectadores a “desligar a televisão ou mudar de canal em caso de incómodo”. “O programa pretende apenas divertir, a quem assiste e participa”.

Do primeiro para o segundo programa, o formato perdeu cerca de 100 mil espectadores, de acordo com os números da Gfk. Depois de se estrear, há uma semana, com 1,1 mil espectadores (22,6% de quota de mercado), a emissão deste domingo caiu para os 982 mil (20,2%).

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.