Discovery estreia “primeiro documentário” sobre resgate na Tailândia

TOPSHOT - Thai soldiers relay electric cable deep into the Tham Luang cave at the Khun Nam Nang Non Forest Park in Chiang Rai on June 26, 2018 during a rescue operation for a missing children's football team and their coach. - Desperate parents led a prayer ceremony outside a flooded cave in northern Thailand where 12 children and their football coach have been trapped for days, as military rescue divers packing food rations resumed their search on June 26. (Photo by Lillian SUWANRUMPHA / AFP) (Photo credit should read LILLIAN SUWANRUMPHA/AFP/Getty Images)

O pesadelo vivido pelos 12 jovens futebolistas tailandeses e o treinador, presos numa gruta durante cerca de duas semanas, bem como a tecnologia que permitiu o salvamento, estão em destaque no documentário que o Discovery emite a 30 de julho, pelas 21h00.

“Resgate na Tailândia” que explorar os diferentes ângulos do caso, desde o resgate por mergulhadores à morte de um destes, passando pelas inovações científicas e tecnológicas que permitiram o salvamento. Em comunicado, o Discovery adianta que responde a algumas das questões colocadas pelo mundo durante as cerca de duas semanas em que 13 pessoas estiveram presas no complexo de grutas de Tham Luang, no norte da Tailândia, junto à fronteira com Laos e Myanmar, depois de ficarem encurralados pela água resultante da chuva.

“Porque é que estes rapazes foram ali parar? Como sobreviveram quase duas semanas sem comida e sem saberem nadar? Qual será o estado físico e psíquico dos adolescentes no futuro depois desta experiência? O que foi preciso para retirar o grupo e porque é que a geologia única desta gruta colocou tantos desafios?” são algumas delas.

Produzido em associação com a ITN Productions, “Resgate na Tailândia” é apresentado como “o primeiro documentário a explorar e a revelar os diversos ângulos desta inacreditável missão de resgate” e inclui depoimentos de familiares, “especialistas médicos e da área da saúde e a renomados mergulhadores especialistas em resgates em grutas”.

A estreia acontece às 21h00 de dia 30 de julho.