Entrevista: Vera Kolodzig torna-se vegana e inspira o filho

Vera Kolodzig
Fotografia: Divulgação RTP

A gravar, para a RTP, o programa “100 por Cento Português”, a intérprete explica o novo regime alimentar que adotou e como passou o gosto ao pequeno Mateus, de cinco anos.

Depois de gravar a novela “Prisioneira” para a TVI, Vera Kolodzig está de volta ao pequeno ecrã mas, desta vez, para se estrear na apresentação. Ao lado de João Paulo Rodrigues, a atriz é o rosto de “100 Por Cento Português”, o programa da RTP que promove os produtos nacionais. Mas Vera Kolodzig não pode provar todas as especialidades gastronómicas nacionais com as quais se cruza, porque se tornou vegana “há pouco tempo”, o mesmo é dizer que se abstém do uso de produtos de origem animal. “Já tinha dito à produção que não fazia sentido experimentar chouriços ou coisas que não consumo, mas conheci uma fábrica de queijos vegana!”, começa por afirmar a atriz e agora apresentadora, em entrevista à N-TV no Castelo de São Jorge, em Lisboa, depois de mais uma manhã de gravações de “100 Por Cento Português”.

“Já não como carne há seis anos e há um deixei o resto. Noto mudanças físicas e emocionais. Mudei a minha dieta porque estava com problemas de digestão”, justifica. Vera Kolodzig acrescenta que “foi tudo perfeitamente natural”: “deixei de comer carne, queijo e ovos e juntei-me com ao Rúben (o namorado) que também é vegano. Foi muito fácil com ele e tornou-se num incentivo extra”.

A comunicadora garante que não é “fundamentalista do veganismo” e que para o filho, Mateus, de cinco anos – completa seis em setembro e é fruto da anterior relação com o ator da SIC Diogo Amaral -, abre “exceções”. “Com o Mateus tento não impor: Quando está comigo acaba por fazer uma alimentação mais vegana – adora tofu e coisas que, se calhar, muitos miúdos não sabem o que é -, mas quando está em casa do pai e dos avós não há essa limitação e ele escolhe o que quer comer”, garante ao nosso “site”.

Sobre o programa, mostra-se realizada. “Estou muito contente pela oportunidade da RTP porque adoro viajar, estou na minha praia. Vem mesmo no timing certo e delirei com o convite assim que percebi o conceito, com os conteúdos de sustentabilidade, aventura e natureza. Está a ser maravilhoso trabalhar com o João Paulo Rodrigues, é um excelente colega. Senti a mudança de registo e o primeiro episódio foi o mais difícil, porque como atriz tinha uma máscara e agora tirei-a e sou a Vera”, diz à despedida.