Festival RTP da Canção. Este é o tema que está de volta à competição

Susana Travassos

Com a desistência do músico Diogo Piçarra, o favorito do júri e do público na segunda semifinal do Festival da Canção, a RTP revelou que o tema interpretado por Susana Travassos está de volta à competição.

“Mensageira”, com música e letra de Aline Frazão, alcançou o oitavo lugar, ficando abaixo da linha de água da tabela que definia que canções se apuravam para a final do Festival RTP da Canção, a realizar-se no próximo domingo, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Com oito pontos atribuídos pelo júri, presidido por Júlio Isidro, e zero pelo público, Susana Travassos é, afinal, uma das 14 intérpretes finalistas do certame organizado pelo operador público e que indicará o representante do nosso país no Festival Eurovisão da Canção.

A decisão, anunciada esta terça-feira pela RTP, vem no seguimento da desistência de Diogo Piçarra do festival, na sequência das acusações de plágio de que tem sido alvo, na Internet, desde segunda-feira.

Cibernautas apontam várias semelhanças entre o tema composto e interpretado por Piçarra, “Canção do Fim”, e o canto litúrgico da Igreja Universal do Reino de Deus “Abre os Meus Olhos”, inserido no Volume II do álbum “Cânticos do Reino”.

No passado domingo, a atuação do músico, de 27 anos, foi consensual, tendo sido a mais votada pelo júri e pelo público. No total, Diogo Piçarra recebeu 24 pontos.

No entanto, o autor de “Canção do Fim” anunciou, esta terça-feira, que pôs fim à sua participação no evento organizado pela RTP, do qual sai com “a consciência tranquila e de cabeça erguida”. “Não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação já não é Música”, considerou o músico, num comunicado publicado nas suas páginas de Facebook e Instagram.

Na mesma noite, a estação pública assegurou, numa nota enviada às redações, que “não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si” e que “compreende e respeita a decisão” de Diogo Piçarra.

TEXTO: Dúlio Silva