Harvey Weinstein condenado a pagar 29 milhões de euros por abusos sexuais

Harvey Weinstein
Fotografia: REUTERS/Lucas Jackson

Harvey Weistein foi condenado por um tribunal em Delaware, EUA, a pagar 29 milhões de euros pelos crimes de abusos sexuais cometido. Cerca de 14 milhões de euros são destinados às mulheres que o acusaram.

Depois de ter sido condenado no ano passado, o produtor cinematográfico terá de pagar 35 milhões de dólares (29 milhões de euros) a credores, dos quais 17 milhões (14 milhões de euros) vão para as vítimas dos crimes, tal como conta a Associated Press. Esta última quantia fará parte de um fundo para denúncias de conduta sexual.

Além do fundo, sete milhões de euros são para pagamento de denúncias não sexuais e oito milhões de euros vão servir para reembolsar trabalhadores da produtora, devido aos custos legais.

Este não era o único processo a decorrer em tribunal de Harvey Weistein. Em Los Angeles, o produtor, de 68 anos, enfrenta outro processo em que está a ser acusado por cinco mulheres. Segundo as acusações, os crimes de abuso sexual decorreram entre 2004 e 2013.

Lembre-se que, em Nova Iorque, o produtor já tinha sido condenado pelo tribunal a 23 anos de prisão, em março do ano passado. Em causa, está a acusação de violação e agressão sexual de duas mulheres.