José Cid revoltado com Luísa Sobral. Músico garante que houve “complô” contra ele. “É uma falta de respeito”

José Cid ainda não esqueceu o Festival da Canção. O cantor criticou Luísa Sobral por não lhe ter dado qualquer ponto no concurso e falou mesmo de um “complô” contra ele. A rivalidade com Rui Veloso também não escapou às críticas do artista.

Foi em tom descontraído, mas ao mesmo tempo mortífero que José Cid respondeu às questões levantadas por Rui Unas durante a entrevista ao autor do podcast “Maluco Beleza”. Ainda assim, não deixou de aproveitar o momento para elogiar Salvador Sobral e lançar umas farpas a alguns colegas de profissão, como Luísa Sobral.

“Nem parece irmão da outra”, foi desta forma que Cid se referiu à compositora, depois de traçar alguns elogios ao vencedor da Eurovisão do ano passado. “A música portuguesa precisa de intérpretes assim”.

Questionado por Rui Unas sobre os motivos que o levam a não gostar de Luísa Sobral, o cantor foi direto ao assunto: “Não [gosto] porque não me respeitou no Festival da Canção”, garantiu o produtor musical, de 76 anos.

Em fevereiro, José Cid concorreu ao festival com o tema “O som da guitarra é a alma de um povo”, mas não foi feliz na hora das votações, o que o levou a criticar o júri, e Luísa em particular.

“Cantei sem um erro”, garantiu. “Ela não pode dar zero pontos. É uma falta de respeito”. Além das críticas à autora de “Amar pelos dois”, Cid falou num “complô” contra ele no evento. “O Júlio Isidro achou que era a melhor [canção] do festival. Os outros deram zero. O que significa que há um complô. Porquê? Porque eu incomodo as multinacionais”, rematou.

A rivalidade entre José Cid e Rui Veloso

Quem também não fugiu à conversa foi Rui Veloso, visto desde há muito tempo como um rival para José Cid. Ainda assim, o representante português na edição de 1980 do Festival Eurovisão da Canção, em Haia, recusa esse tipo de rótulo.

“Eu não tenho rivalidade com o Rui Veloso. Eu quero jazz, fado, bossa nova, rock sinfónico em espanhol, inglês, português. Outro campeonato que o Rui não é. Como é que eu posso ter rivalidade?”, questionou Cid.

O autor de êxitos como “A Rosa Que Te Dei” utilizou também o desporto para se comparar ao colega de profissão: “O Rui não é do meu campeonato. Não vai ser. É comparar o Sporting com o Almada”, contrapôs.

Aos 76 anos, José Cid está ligado à música há mais de 60, quando em 1955 fez parte do agrupamento musical “Os Babies”.

Veja o vídeo a partir dos 13:00

Veja o vídeo a partir dos 14:00

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.