“Juntos à Tarde”. SIC acaba com programa de João Baião e Rita Ferro Rodrigues

A SIC já decidiu. “Juntos à Tarde”, o programa das tardes do canal, vai terminar a 23 de fevereiro de 2018. A estação já avisou a produtora e há apreensão entre a equipa.

As fracas audiências estarão na origem da decisão da SIC em suspender o “talk show” apresentado nos dias úteis por Rita Ferro Rodrigues e João Baião. Desde o início do programa, a 1 de março, “Juntos à Tarde” registou uma audiência média de 203 mil espectadores (apenas 10,5% de quota de mercado), pouco mais do que os 161 mil (10,1% de quota) de “Agora Nós”, de Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, na RTP1.

À mesma hora, “A Tarde é Sua”, com Fátima Lopes na TVI, regista 355 mil espectadores (17,4% de “share”).

A notícia da suspensão do programa, avançada esta semana pela revista “TV 7 Dias”, apanhou de surpresa as equipas e já foi comunicada à Fremantle, produtora dos dois programas de “day time” da SIC: o “Queridas Manhãs”, com Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues, e o “Juntos à Tarde”, de Rita Ferro Rodrigues e João Baião.

De acordo com a mesma revista, “a informação foi revelada pelo Frederico Ferreira de Almeida (diretor da Fremantle Media Portugal, responsável do formato) através de e-mail enviado aos profissionais que fazem o programa”.

Ainda segundo a mesma fonte, depois do e-mail, a SIC terá reunido com as equipas dos dois programas para dar mais pormenores sobre o fim do formato vespertino.

À N-TV, alguns profissionais que colaboram com a Fremantle manifestaram a sua apreensão quanto ao futuro. “A equipa divide-se entre os dois programas e algumas pessoas que acumulam funções. Com o fim de um dos programas, é natural que haja gente a sair ou até a passar para o programa da manhã”, afirmou uma das colaboradoras.

Uma outra fonte garantiu que “a equipa está mobilizada porque é preciso continuar a fazer bons conteúdos, mas é óbvio que esta situação é preocupante”. “É triste porque temos consciência de que estávamos a fazer um bom programa, com conteúdos variados e de qualidade, mas este é um horário muito complicado”, sublinhou.

Contactada pela N-TV, Rita Ferro Rodrigues não quis fazer comentários. “Não tenho nada a dizer, obrigado”, disse.

O nosso site tentou ainda, ao longo deste domingo, obter reações de João Baião e Frederico Ferreira de Almeida, até ao momento sem sucesso.

“Juntos à Tarde” foi a aposta da SIC para suceder ao “Grande Tarde”, que era apresentado por Baião e Andreia Rodrigues. O novo programa estreou-se a 1 de março e marcou o regresso de Rita Ferro Rodrigues aos programas de day time de segunda à sexta, depois de já ter apresentado formatos semelhantes, como “Contacto” (2006) ou “Companhia das Manhãs” (2009-2010).

Recorde aqui a promoção que a SIC emitiu do novo programa, que tem agora o fim previsto para fevereiro.

A carregar vídeo...

TEXTO: João Farinha e Nuno Azinheira