“Nomadland: Sobreviver na América” foi o grande vencedor da noite dos Óscares 2021 que voltaram ao formato presencial depois de, no ano passado, ter sido online.
O filme lançado em 2020 arrecadou os prémios de Melhor Realização, Melhor Filme e Melhor Atriz numa cerimónia que aconteceu numa estação ferroviária que foi decorada à altura.
“Nomadland” venceu o prémio de Melhor Filme com uma história que acompanha a viagem de uma mulher nómada pelos Estados Unidos da América, vivendo numa caravana com trabalhos temporários.
Por sua vez, a realizadora Chloé Zao entrou para a história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao ser a segunda mulher a ganhar a estatueta para Melhor Realização, depois de Kathryn Bigelow em 2009.
A atriz principal Frances McDormen venceu o Óscar de Melhor Atriz pela terceira vez, deixando para trás as também nomeadas Vanessa Kirby, Andra Day, Carey Mulligan e Viola Davis.
Já o prémio de Melhor Ator foi atribuído a Antony Hopkins pelo filme “O Pai”. No entanto, o intérprete não esteve presente para agradecer o prémio, nem houve ninguém em seu nome para o recolher.
Destaque, ainda, para a vitória de Daniel Kaluuya como Melhor Ator Secundário e Youn Yuh-Jung que se tornou na primeira atriz sul-coreana a arrecadar o prémio de Melhor Atriz Secundária.