Os 55 anos de Tom Cruise: De miúdo nómada a estrela de Hollywood

Quis ser padre, passou por ser uma promessa do wrestling, e acabou por se tornar um dos atores mais valiosos de Hollywood. Tom Cruise, nome artístico de Thomas Cruise Mapother IV, celebra esta segunda-feira o seu 55º aniversário.

A vida de Tom Cruise é feita de altos e baixos, de sucessos, de tentativas falhadas e de muito romance. O ator norte-americano nascido em Syracuse, viveu a sua primeira década e meia de vida de forma nómada: era assim que os pais, uma professora do ensino especial e um engenheiro eletrotécnico, passavam os seus dias. O jovem Cruise frequentou 14 escolas de diferentes localidades até ter 15 anos, época em que se fixou em Glen Ridge, New Jersey.

Foi aos 18, quando ambicionava uma carreira dedicada ao sacerdócio – depois de ter estado numa escola seminarista franciscana – e depois de uma lesão o ter afastado do wrestling, que Tom Cruise teve um primeiro contacto com a arte de representar. Desistiu de ser padre e mudou-se para Nova Iorque para seguir o seu sonho. O primeiro sucesso, depois de cerca de meia dúzia de filmes feitos, aconteceu com “Top Gun – Ases Indomáveis”.

Aliás, uma sequela deste título estreará a 12 de julho de 2019, exatamente 33 anos depois do original. A Paramount Pictures já escolheu Joseph Kosinski para dirigir a longa-metragem, que tratá a personagem Maverick de volta ao grande ecrã.

O êxito desta realização de 1986 assinada por Tony Scott deu a Cruise o estatuto que ainda hoje mantém: o de estrela de Hollywood. Não é qualquer um que pode dizer ter sido o único a trabalhar com Steven Spielberg e Stanley Kubrick e a ter, no Japão, um dia (10 de outubro) com o seu nome.

A carregar vídeo...

Na 52ª posição na lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo, a vida pessoal do intérprete já não tem sido tão bem sucedida quanto a sua carreira cinematográfica. Mimi Rogers, Nicole Kidman, Penelope Cruz e Katie Holmes foram suas mulheres, duas delas mães dos seus três filhos: Isabella e Connor (adotados com Kidman) e Suri (biológica de Holmes).

Vários relatos adiantam que já há bastante tempo que é a Cientologia quem domina a vida de Tom Cruise e terá sido esta religião a causadora do seu afastamento das ex-mulheres e da filha mais nova, que não vê há quatro anos. Nas últimas semanas, o artista terá feito uma tentativa de reunir com Suri, mas Katie Holmes negou o seu pedido.

TEXTO: Ana Filipe Silveira