Polémicas de assédio sexual afetam atores de “Stranger Things”

Dois dos atores da série “Stranger Things” foram alvo de comentários considerados inapropriados por parte de pessoas mais velhas, motivando a reação de outros atores, entre eles Mara Wilson, um dos rostos infantis mais populares da televisão nos anos 1990.

Mara Wilson participou na série “Melrose Place”, contracenou com Robin Williams no filme “Mrs. Doubtfire” e protagonizou “Matilda”. Aos 12 anos, deixou de representar, tendo desde então tido apenas pequenos papéis em filmes ou séries.

Esta terça-feira, escreveu um texto na edição digital da revista feminina “Elle”, no qual aborda a temática da fama em idade precoce, nomeadamente a atenção mediática que envolve os jovens atores de “Stranger Things”, uma das séries mais populares do momento.

Mara Wilson chama à atenção para uma fotografia de Millie Bobby Brown, de 13 anos, atriz que dá vida a Eleven na série da Netflix, e em particular para um dos comentários feitos à imagem: “Vi uma foto dela no Twitter, vestida para uma estreia, e parecia uma adolescente. Contudo, na legenda pode ler-se ‘ela simplesmente cresceu diante dos nossos olhos.’ Tinha sido escrito por um homem adulto”, escreveu a atriz.

Incomodada com a situação, a intérprete, hoje com 30 anos, recordou as cartas e as mensagens que recebia de adultos quando era criança e afirma que existiam fotografias suas a circular em sites para adultos. Mara Wilson realça a importância de preservar o interesse de Millie Bobby Brown enquanto criança, para que esta não tenha de passar pelo mesmo que Wilson passou.

“Eu já não sou uma criança. A Millie Bobby Brown é. Comentar o físico de uma criança, seja de forma positiva ou negativa, seja para o sexualizar ou gozar, continua a ser comentar o físico de uma criança”, defende.

Também Finn Wolfhard, o ator, de 14 anos, que interpreta Mike em “Stranger Things”, esteve no centro de uma polémica ao ver uma fotografia sua ser comentada pela modelo Ali Michael, de 27 anos: “Não quero parecer estranha, mas liga-me daqui a quatro anos.” A manequim foi bastante criticada e viu-se obrigada a pedir desculpas.

Recentemente, o jovem ator viu-se também obrigado a despedir o seu agente, acusado de abusos sexuais por parte de dois homens. Wolfhard foi ainda anunciado na convenção Comic Con, em San Diego, como sendo o ator com “melhor nome da história para pornografia”, um comentário também ele alvo de muitas criticas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.