Realizadora Ana Rocha de Sousa revela que foi violada aos 17 anos

Ana Rocha
Fotografia: Jorge Amaral/Global Imagens

A realizadora Ana Rocha de Sousa, de 42 anos, revelou que foi violada aos 17. A também ex-atriz deixou uma mensagem ao agressor e às mulheres.

Foi durante os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020, que se realizaram esta quinta-feira, em Lisboa, que Ana Rocha de Sousa revelou que foi abusada sexualmente quando tinha 17 anos, em 1995, pode ver-se num vídeo publicado pela revista.

“Quero acreditar que fui a única a ser forçada a crescer bruscamente sozinha na vergonha da minha culpa. Que assim tenha sido. Oxalá que assim seja. Nem sou capaz de te desejar mal. Compreendo que só uma alma muito dorida, perdida e atormentada faz o que tu sabes que me fizeste. Ouve bem: nunca mais voltes a fazer. Nunca mais voltes a fazer”, referiu, para se dirigir, de seguida, ao agressor.

“A ti, assediador, violador. Sejas tu um outro, um patrão, um homem da duna ou um cantor famoso. Fui ensinada a desejar o bem. O bem te desejo. Não pretendo nunca destruir a vida de ninguém. Jamais. Quero acreditar que deixaste de fazer uso da tua fama para assediar e aliciar ‘teenagers’ para o teu universo sexual, violento, louco e promiscuo”, acrescentou, no discurso no Teatro Tivoli BBVA.

Seguiram-se palavras para as adolescentes e mulheres. “Arrependo-me de muito pouco na vida, mas lamento ter guardado a história que tenho cravada por contar. A ti, menina, mulher, adolescente, eu digo: não tens culpa. Lembra-te e repete: não tens culpa. A ti, tenho imenso para dizer que pode ajudar. Escreve, se te fizer algum sentido, o que acabo de contar” concluiu a vencedora de dois prémios no Festival de Veneza com o filme “Listen”.