São José Lapa: “Tinha posto de lado voltar a ser atriz”

São José Lapa
Fotografia: Instagram TVI

Profissional do Teatro, São José Lapa, de 70 anos, está de volta às novelas para protagonizar “Quero é Viver”.

Estreou-se na segunda-feira na TVI a liderar audiências e conquistou quase 1,2 milhões de telespetadores. “Quero é Viver” junta as “irmãs” Fernanda Serrano, Rita Pereira, Sara Barradas e Joana Seixas, mas o protagonismo vai para São José Lapa, 70 anos, que assim faz uma pausa no Teatro e volta às novelas depois de “Água de Mar”, em 2014.

A atriz dá vida “Ana”, uma mulher com a sua idade na vida real, que decide abandonar o marido e a vida dedicada à família. Mais tarde, descobre que tem uma doença incurável. “Resolveu passar-se!” diz a atriz, em entrevista ao site N-TV, nos estúdios da produtora Plural, em Bucelas, enquanto solta uma gargalhada.

“A Ana é uma mulher de 70 anos, mãe de quatro filhos, que foi rigorosa na sua disciplina familiar. Numa altura da vida passou-se por várias razões e resolveu viver independente. Vivia para as filhas, para a casa, para o marido… a chamada constelação familiar”, acrescenta a atriz, que recorda que a tradição ainda é o que era.

“Assim aconteceu com a minha mãe e ainda se continua a viver desta forma em muitos lados. Não se transforma a mulher num ser que trabalha muito bem em diversas disciplinas”.

São José Lapa
Fotografia: Instagram TVI

São José Lapa tem “algumas coisas em comum”, com a sua “Ana”, em particular “o gosto pela vida”. “E também tenho 70 anos!”, lembra.

A atriz revela que acabou por ser surpreendida com o convite da TVI e da Plural. “Não fiz grandes projetos de televisão nos quais tenha tido muito prazer, mas este foi um rebuçado, não estava já à espera, até já tinha posto de lado ser atriz”, sublinha. “Porquê? Isto é uma canseira enorme e tenho encenado estes últimos anos. O último texto que meti na cabeça foi ‘Água de Mar’ lá para 2014!”

Um regresso à ficção que não foi fácil, inicialmente. “Tive dificuldades no princípio, porque houve muita fisicalidade e é muita cena, muita cena, muita cena… e já são 70 anos! No início dizia que não ia conseguir, mas os realizadores incentivaram-me muito”.

São José Lapa aceitou integrar “Quero é Viver” “pelo desafio”. “Esta é a melhor equipa de televisão que tive na vida. Sou de uma geração em que havia formalismos e parecia que não se queria que as coisas fossem fáceis, mesmo nas relações humanas: hoje as coisas são mais afáveis e humanizantes”, garante, a concluir.