“The Voice Portugal”: Mentores prometem “respeito” e “incentivo” em dia de estreia

The Voice Portugal
Fotografia: Divulgação RTP

O formato musical da RTP1 estreia-se na noite deste domingo com a garantia dos mentores de “incentivo” aos participantes. A N-TV falou com Marisa Liz, Áurea e Diogo Piçarra.

O “The Voice Portugal” regressa às noites de domingo da RTP1. Apresentado por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, o programa de talentos – que lançou nomes como Fernando Daniel, Luís Trigacheiro e deu uma segunda oportunidade a Rui Drumond -, tem como responsáveis por quem passa as eliminatórias os músicos António Zambujo, Marisa Liz, Diogo Piçarra e Áurea. Os quatro mentores vão ser confrontados com histórias de vida dramáticas, como a de Ava, que saiu do Irão há três anos com a esperança de ser livre e fazer o que mais gosta: cantar.

“Ficava mesmo feliz se tu ganhasses! Pelo tempo que estás aqui acho que também merecias”, brinca Diogo Piçarra com Áurea, nos bastidores do programa gravado na Herdade da Barroca d’Alva, em Alcochete. “O balanço é sempre positivo, são sempre vozes incríveis. este ano não é exceção”, garante o músico, mais a sério, à N-TV.

“Temos momentos incríveis, não só das atuações, como no pós-atuação, com concorrentes super engraçados e com histórias de vida fantásticas”, conta Áurea, enquanto se lamenta dos saltos altos: “Tenho os pés cheios de bolhas e uma entorse no pé esquerdo!”

“Mesmo quando não passam, os participantes surpreendem-nos com o fair play. As pessoas estão mais maduras e há muitas que estudam música e já fazem disso vida”, lembra o músico. Áurea refere que os competidores já sabem ao que vão. “Acho que as pessoas já estão habituadas a este formato e percebem que tratamos toda a gente com o mesmo respeito e igualdade. E passem ou não, as pessoas merecem sempre uma palavra de carinho, de incentivo, de segurança, para que possam voltar”.

Do outro lado do estúdio a N-TV encontra Marisa Liz. A vocalista da banda Amor Electro admite que está na expetativa. “Nunca sabemos o que vai acontecer. Parece quase impossível haver tanto talento, mas já temos esta conversa há anos, malta!”, brinca. “Parece que as pessoas saem debaixo das pedras com este talento, acho que são todas feitos num armazém específico de talento”, acrescenta Marisa Liz, a sorrir.

“Temos momentos maravilhosos de música e há pessoas que nunca tivemos cá. Além dos sonhos, já temos malta que trabalha para que ele aconteça mesmo!”. A artista complementa a ideia: “São pessoas que estudam música, que tocam e compõem. Estão genuinamente interessadas em passar uma mensagem e têm mesmo uma ideia para passar”.

Marisa Liz concorda com Diogo Piçarra e Áurea no pormenor do respeito dos mentores. “Há malta que fica triste, mas a maior parte das pessoas estão a ver o ‘The Voice’ como uma oportunidade. Mesmo que as cadeiras não virem está a ser dado um palco para os participantes mostrarem a sua música”, remata.