Vítor Silva Costa regressa à televisão com “Conta-me Como Foi”

Vítor Silva Costa
Fotografia: Instagram Vítor Silva Costa

Irreconhecível no regresso à televisão, em “Conta-me Como Foi”, Vítor Silva Costa multiplica-se em projetos e vai fazer uma nova novela.

Fez três novelas de seguida – “Espelho d’Água”, “Alma e Coração” e “Terra Brava” e, agora, está a gravar o “Afonso” para série de época da RTP1 “Conta-me Como Foi”. Filho de mãe portuguesa e pai austríaco, a personagem foi criada em Portugal mas viajou pelo mundo. Adora desporto, viagens e aventuras, mas sobretudo adora Ana Paula (Filipa Louceiro). Para compor o papel Vítor Silva Costa ficou irreconhecível, ao deixar crescer o bigode e a aparecer com o cabelo comprido.

“Os cabelos e os cenários têm de ser rigorosos é são uma das coisas mais importantes nesta série de televisão. A palavra também tem muita importância e nós tivemos um trabalho muito importante com os autores para perceber o que é que era dito, porque de há 30 anos para cá as coisas mudaram muito”, diz ao site N-TV.

E o que era dito nos anos 80? “O calão era menos usado pelos jovens, hoje em dia é mais banal, havia uma preocupação com a linguagem na altura diferente. Esse foi um dos trabalhos que tivemos de fazer”, acrescenta.

Em 2020, o ator não vai parar: “Estamos a trabalhar nisso, tenho teatro, televisão e cinema”, adianta Vítor Silva Costa, que prefere não dar mais pormenores uma vez que, justifica “o segredo é a alma do negócio”.

Mas o intérprete sabe bem o que pretende para a carreira: “Tenho tido sempre projetos desafiantes e estou confiante que vai continuar a ser assim. Não tenho estado ligado a nenhum canal, o que me permite equacionar vários desafios, que me têm feito crescer enquanto ator. E é isso mesmo que eu pretendo na minha carreira profissional: melhorar a cada projeto, sempre de forma sustentada, a aprender com os meus colegas, sobretudo aqueles que têm mais experiência na representação e que, às vezes, têm estado arredados das novelas, embora isso seja uma tendência que está a mudar”.

Para o ano que se avizinha, o intérprete não deseja mais do que o comum dos portugueses: “Sei que é um cliché, mas o que pretendo é mesmo saúde para mim e para a minha família e muito trabalho. O ano de 2019 foi desafiante a todos os níveis e espero que os meses que se adivinham sejam também muito intensos para mim mas, ao mesmo tempo, recheados de felicidade”, remata o ator, à despedida.