Portugal na Eurovisão! Recorde a “girl band” que Portugal tentou levar ao Olimpo do Festival (2006)

Depois das Doce, em 1982, Portugal voltou a escolher uma “girl band” para se fazer representar no Festival Eurovisão da Canção de 2006, na Grécia.

Num estilo sensual, bem ao jeito de um grupo constituído apenas por elementos do sexo feminino, as Nonstop subiram ao palco de Atenas com uma grande vontade de vencer, mas o júri não se deixou seduzir perante o charme das portuguesas e atribuiu-lhes apenas 26 pontos.

A carregar vídeo…

Com esta pontuação, o tema que fizeram soar na capital grega, “Coisas de Nada (Gonna Make You Dance)”, não conseguiu melhor do que o 19.º lugar na meia-final, pelo que Portugal voltava, assim, a falhar a final do certame pelo terceiro ano consecutivo.

Constituído por Andrea Soares, Kátia Moreira, Liliana Almeida, Ana Rita Reis e Fátima Sousa, o grupo Nonstop nasceu em 2001, depois de as cinco cantoras vencerem o concurso televisivo “Popstars”, da SIC. Mantiveram-se em atividade até à presença na Eurovisão e lançaram dois álbuns, “Nonstop”, no ano de nascença, e “Tudo Vai Mudar”, em 2004.

Na terra dos deuses cantados por Homero nas suas duas grandes obras, “Ilíada” e “Odisseia”, no século VIII a.C., quem subiu ao Olimpo foram os Lordi, uma banda finlandesa de heavy metal. “Hard Rock Hallelujah” atingiu os 292 pontos e o primeiro lugar.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.