Portugal na Eurovisão! Rita Guerra levou-nos “só mais uma vez” ao Festival, em 2003

Rita Guerra é uma das cantoras mais conhecidas e acarinhadas pelo público em Portugal, mas no Festival Eurovisão da Canção, em 2003, não conseguiu fugir à “regra” das participações lusas no certame.

Na Letónia, a artista portuguesa, autora de sucessos como “Sentimento” ou “Cavaleiro Andante” (este último ao lado de Beto, que morreu em 2010, vítima de um acidente vascular cerebral), cantou “Deixa-me sonhar (Só mais uma vez)”.

O tema, o sétimo a ser entoado na noite de 24 de maio de 2003, em Riga, foi o primeiro na história lusa no Festival a ter alguns versos em inglês.

A carregar vídeo…

Apesar da novidade, a pontuação manteve-se como de costume. Com apenas 13 pontos conquistados, a cantora de 50 anos não foi além do 22.º lugar, entre 26 concorrentes.

A atuação de Rita Guerra significou o regresso de Portugal ao concurso, depois de em 2002 termos ficado de fora do evento devido à má classificação dos MTM, em 2001.

Também pela primeira e única vez na história do concurso, o primeiro lugar foi para a Turquia. Sertab Erener, uma conhecida estrela pop turca, nascida em Istambul, na zona europeia daquele país, arrecadou 167 pontos com o tema “Every Way That I Can” (“Cada maneira que eu posso”, em português).

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.