Ator da TVI desmente acusações de xenofobia: “Não me passaria pela cabeça discriminar alguém por ser estrangeiro”

O ator Pedro Hossi, que integra atualmente o elenco da novela “A Herdeira”, da TVI, emitiu um comunicado a defender-se das acusações de xenofobia e tentativa de agressão a um turista belga, na sequência de uma discussão por causa de um táxi.

No passado fim de semana, os atores Pedro Hossi e Sofia Baessa foram acusados nas redes sociais de ter empurrado um turista belga que estava a tentar apanhar um táxi, tendo o ator sido ainda acusado de proferir um insulto xenófobo: “Vai para o teu país, seu camone de m*rda que este táxi é para mim.” Esta terça-feira, Pedro Hossi emitiu um comunicado no qual confirma a discussão mas nega os insultos e empurrões.

“Após um jantar com colegas de trabalho, despedimo-nos e desci a rua em busca de um táxi. Chovia torrencialmente e nem eu nem a colega que me acompanhava (que não era a Sofia Baessa) tínhamos guarda-chuva”, começou por esclarecer. “Assim que vimos um táxi subindo a rua avançámos na sua direção. Porém, quando ia abrir a porta, fui confrontado por um homem que me abordou em inglês, de forma agressiva, e me disse que o táxi era seu.”

Tendo sido confrontado com uma versão inexacta de eventos que envolvem a minha pessoa ocorridos na noite de sábado, dia…

Publicado por Pedro Hossi em Terça-feira, 27 de Março de 2018

O intérprete alega que foi ele quem foi empurrado, tendo sido esse o mote para discussão: “Também em inglês, respondi-lhe que não era assim e ele empurrou-me imediatamente. Afastei-o e trocámos algumas palavras em língua inglesa. Eu disse algo como: “come on, what are you doing man”. Porém, em momento algum me dirigi a ele em português e muito menos lhe disse que voltasse para a sua terra (…) Tendo amigos de várias nacionalidades, não me passaria pela cabeça discriminar alguém por ser estrangeiro.”

O ator explica que a atriz Sofia Baessa só se aproximou “depois de perceber que algo errado se estava a passar” e lamenta que “um comum desentendimento entre pessoas que querem apanhar o mesmo táxi” tenha ido parar à “selva das redes sociais porque dois dos intervenientes são atores”. Pedro Hossi reitera que ninguém tem o direito de o “retratar como alguém xenófobo” e revela que deixou o caso nas mãos dos seus advogados.

A namorada do turista belga, responsável por denunciar a situação, foi acusada pelos admiradores de Pedro Hossi de querer “mediatismo” e resolveu responder na caixa de comentários da publicação do ator: “O Pedro podia ter acabado com o mediatismo se não demorasse 3 dias a responder, e fizesse apenas um pedido desculpa, tão simples como isto.”

Ainda pensei em não escrever isto, mas estou mesmo desiludida. Há 20 minutos, tentei apanhar um táxi com o meu namorado….

Publicado por Madalena Côrte-Real Furtado em Sábado, 24 de Março de 2018

TEXTO: João Farinha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.