Momento histórico: Juntos, oito netos de Isabel II velam corpo da monarca

[Fotografia: EPA/JESSICA TAYLOR / UK PARLIAMENT]

Um momento histórico foi criado em Londres, Inglaterra, quando este sábado, 17 de setembro, os oito netos da rainha Isabel II se juntaram para uma vigília ao redor do seu caixão.

O príncipe William, filho do Rei Carlos III estava na frente, sendo que ao lao estavam os primos Zara Tindall e Peter Philips, filhos da princesa Ana, enquanto o irmão Harry permaneceu no lado oposto, junto às filhas do príncipe André, as princesas Beatrice e Eugenie. Já os filhos do príncipe Eduardo e os netos mais novos, Louise (18 anos) e James (14 anos), ficaram no meio.

Esta vigília durou cerca de minutos e os oito netos permaneceram de cabeça baixa e em silêncio.

De forma excecional, o príncipe Harry foi autorizado a vestir o uniforme militar, apesar de ter perdido os seus títulos honorário quando se afastou das funções oficiais de membros da família real e se mudou para os Estados Unidos da América com a família. Também o seu irmão, príncipe William usou o uniforme militar.

Mas Harry não foi o único a quem a exceção foi aberta, também príncipe André, afastado devido a um escândalo de alegado abuso sexual menores, teve direito, esta sexta-feira, 16 de setembro, a usar o uniforme.

De notar que a vigília se realizou no Palácio de Westminster onde o corpo da rainha se encontra desde quarta-feira.