Depois de uma hora e dez minutos de cerimónia religiosa, os duques de Sussex, Harry e Meghan Markle, saudaram ao início da tarde os súbditos do Reino. Sorridentes, os recém-casados seguiram na carruagem que os transportou ao longo das ruas de Windsor. Depois, foi a festa.
O príncipe Harry e Meghan Markle já são marido e mulher. O casamento, que decorreu na Capela de St. George, no Castelo de Windsor, ficou marcado logo no início pelo “sim”, numa cerimónia que teve início com cinco minutos de atraso em relação ao que estava inicialmente previsto.
O juramento dos noivos aconteceu perante o olhar atento da rainha Isabel II, vestida de verde claro, dos restantes familiares e de muitos convidados ilustres. Os noivos trocaram alianças “como sinal” da união, e deram o primeiro beijo enquanto casados, à saída da capela.
Harry, o sexto na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, chegou à capela de St. George às 11h35, acompanhado do irmão, seu padrinho de casamento. Ambos vinham vestidos com uniforme militar. E foram muito aplaudidos à chegada.
Já a noiva chegou à capela às 11h57, tendo sido transportada ao altar pelo Príncipe Carlos, depois da novela que afastou o seu pai do casamento.
De vestido branco, da autoria da estilista Clare Waight Keller, a primeira mulher a ser nomeada diretora artística da Givenchy, Meghan entrou sorridente na capela onde acabou de se casar. O vestido, longo e com uma grande cauda, chamou a atenção pela sua simplicidade, que, no entanto, escondia alguns pormenores.
A seguir aos 3,2 quilómetros percorridos na carruagem, os recém-casados receberam os convidados no copo de água, cujo menu apresentava várias iguarias escolhidas ao pormenor.
Veja também:
O estilo dos convidados do casamento real. Vejas as fotografias
TEXTO: Nuno Azinheira