Felipe VI como nunca o viu. Fotos oficiais da Casa Real mostram rei de Espanha na intimidade

Na semana em que comemora os seus 50 anos de vida, eis Felipe VI como nunca se viu. A Casa Real espanhola partilhou este sábado com os meios de comunicação espanhóis material inédito, que permite aos espanhóis conhecer a vida no Palácio da Zarzuela.

Um vídeo de 84 minutos e um conjunto de 78 fotografias de Felipe, Letízia e as filhas foram enviados esta semana aos meios de comunicação espanhóis, e partilhados este sábado, a três dias do aniversário do sucessor de Juan Carlos.

Neste material inédito é possível ver a família na sua intimidade, a almoçar, por exemplo, os bastidores da gravação da mensagem de Natal do Rei, as visitas de Estado e até uma pequena viagem de Felipe e Letízia para levar as filhas à escola.

“Uma campanha de charme”, concede a imprensa espanhola, mas, ao mesmo tempo, “uma forma de a monarquia espanhola se aproximar do povo”, reconhecem os jornalistas, que acrescentam que Felipe VI e Letízia “têm mostrado uma casa real mais próxima dos cidadãos”, “mais real, mais pessoa e mais humana”.

Um dos momentos mais íntimos é ao almoço. “O que temos para comer?”, pergunta o Rei para início de conversa. “Sopa e peixe caprese”, responde Letízia. O primeiro prato é composto de legumes com cogumelos, enquanto o segundo é peixe na grelha com uma guarnição de verduras.

“As imagens mostram uma família como outra qualquer”, comenta um jornalista que acompanha há muito a Casa Real espanhola. “É essa a intenção. Nunca como hoje, a monarquia espanhola esteve tão próxima dos seus súbditos. E isso só é possíveis nestes novos tempos, com reis de uma nova geração”, acrescenta.

Felipe e Letízia casaram-se em 2004 e têm duas filhas, a princesa Leonor, com 12 anos, e Sofia, com dez. O Rei de Espanha comemora os seus 50 anos na próxima terça-feira.

TEXTO: Nuno Azinheira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.