Rainha Isabel II de Inglaterra sobreviveu a tentativa de homicídio
Isabel ao colo da mãe e ao lado do pai, o futuro rei George VI.
Isabel II em 1928, com dois anos
Em 1938, ao lado da mãe, do pai e da irmã, Margarida
Isabel e Margarida.
Princesa Isabel ao lado do pai (George VI), em 1945.
Fotografia de Isabel em 1943.
Em 1948, a ainda pricensa Isabel é mãe do primeiro filho, Carlos.
Isabel com o filho ao colo.
Isabel II posa ao lado dos filhos, o príncipe Carlos e a princesa Ana (1945).
Dia do casamento de Isabel e Filipe, realizado a 20 de novembro de 1947.
Isabel vestida de noiva em 1947.
A Rainha de Inglaterra visita Portugal em 1985, onde é recebida pelo general Ramalho Eanes. Fotografia: Global Notícias
Isabel II brinda ao novo ano de 2000, em Londres.
Isabel II marca presença na inauguração do Channel Tunnel, em 1994.
Imagem captada em 2003, que representa as três gerações da família real britânica. Junto da rainha Isabel II (ao centro) posam o marido, duque de Edimburgo (à direita), o neto, o príncipe William, e o filho, o príncipe Carlos (à esquerda). Uma imagem que evocou as bodas de ouro do reinado. Fotografia: Reuters
Em 2005, no segundo casamento do príncipe Carlos, com Camilla Parker-Bowles. Fotografia: Reuters
Em abril de 2011, no casamento do neto, William, o segundo na linha de sucessão ao trono.
Fotografia: Reuters
Em outubro de 2013, a rainha marca presença no batizado do neto, George. Na imagem estão o príncipe William, Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, e a monarca britânica. Fotografia: Reuters
Fotografia: Reuters
Imagem divulgada aquando do 90º aniversário da rainha Isabel II, em que surge ao lado do filho, o príncipe Carlos (2016).
Fotografia: Instagram The Royal Family
A 6 de fevereiro de 2017, a rainha Isabel II comemora 65 anos no trono e torna-se a primeira monarca britânica a celebrar o Jubileu de Safira. A imagem foi captada na ocasião.
Fotografia: Instagram The Royal Family
Foto comemorativa do 70º Aniversário de casamento da rainha Isabel II e do Duque de Edimburgo, Filipe. Fotografia: Instagram Kensington Palace
Fotografia: Toby Melville/Reuters
Fotografia: Reuters
Em 1981, durante uma visita oficial à Nova Zelândia, a rainha Isabel II de Inglaterra sobreviveu a uma tentativa de homicídio. O caso, abafado na época pelo governo, foi agora confirmado com a divulgação de novos documentos.
De visita oficial à Nova Zelândia, rainha Isabel II de Inglaterra, que se encontrava na cidade de Dunedin, preparava-se para saudar os milhares de pessoas que a aguardavam quando tudo aconteceu.
Foi há 36 anos que Christopher Lewis, um adolescente de 17 anos, disparou contra o carro em que seguia a monarca britânica. Na sequência do tiro, as autoridades do país justificaram o estrondo causado com a queda de um sinal de trânsito, informação naturalmente falsa.
Já o jovem, descrito na época como uma pessoa perturbada, foi detido por posse de arma após ter falhado o alvo. Na altura, a rainha não se terá apercebido do sucedido e prosseguiu com a visita.
Embora o caso remeta para 14 de outubro de 1981, o episódio sempre foi abafado pelo governo, que temia que a soberana não voltasse a pisar o solo neozelandês. No entanto, a história suscitou a curiosidade dos jornalistas.
Agora, novos documentos obtidos pelo site Stuff confirmam a tentativa de homicídio levada a cabo por Christopher Lewis, que realmente “tinha a intenção de matar a rainha”. No entanto, não escolheu o local adequado para disparar nem tinha “uma arma suficientemente potente para alcançar o alvo”.
Depois de ter sido condenado pela morte de uma mulher e outros crimes, o jovem, já na prisão, acabou por cometer suicídio 16 anos mais tarde.