Tensão em Espanha. Letizia Ortiz deixa Felipe VI à chuva e posa sozinha para os fotógrafos

Há mais um episódio protagonizado pela rainha Letizia que está a dar que falar em Espanha. Depois do desentendimento com a rainha emérita Sofia, há três meses, desta vez foi o rei Felipe VI que não escapou à forte personalidade da mulher.

O caso ocorreu esta quinta-feira, em Girona, onde o casal participou na cerimónia dos Prémios da Fundação da Princesa daquela cidade da Catalunha. À chegada ao local, e como mandam as regras de cortesia, o rei foi o primeiro a sair e ficou à espera de Letizia do lado de fora do automóvel, debaixo da chuva que começou a cair alguns minutos antes.

Quando a rainha saiu, e conforme é possível ver no vídeo que aqui partilhamos, Felipe VI ainda procurou segurar o guarda-chuva e acompanhar a mulher até um sítio abrigado, mas esta desviou-se e posou sozinha para as objetivas dos fotojornalistas ali presentes.

A carregar vídeo...

A atitude de Letizia ecoou no seio da imprensa espanhola, que desde logo a acusou de ter feito aquele gesto por não querer estragar o penteado nem molhar o vestido vermelho que escolheu para aquela ocasião.

Esta não é a primeira vez que a antiga jornalista é responsável por um momento de alguma tensão. Em abril, durante as comemorações pascais na Catedral de Palma de Maiorca, a rainha emérita Sofia quis tirar fotografias com as netas, mas Letizia não terá gostado e terá impedido a sogra de o fazer.

Na altura, foi o próprio rei Felipe VI quem, de forma discreta, colocou alguma água na fervura de modo a acalmar os ânimos que se tinham proporcionado entre as duas.

TEXTO: Duarte Lago