Ana Carolina e Daniela Mercury: um beijo contra o preconceito

Contra o preconceito, beijar beijar. No mês do orgulho gay, e na semana em que o Brasil comemorou o Dia dos Namorados, Ana Carolina e Daniela Mercury partilharam nas respetivas contas de Instagram gestos de afeto público com as companheiras. E com dedicatórias apaixonadas.

A cantora brasileira Ana Carolina, que atua sexta-feira e domingo nos Coliseus de Lisboa e do Porto, partilhou esta quarta-feira uma fotografia em que surge a beijar a atriz Letícia Lima, com quem namora há dois anos.

“Nos amamos desde o primeiro dia em que dissemos ‘Oi, muito prazer’. Nos amamos porque somos honestas com os nossos defeitos e qualidades. Nos amamos porque o que nós comunicamos sem palavras é muito especial. Ela não quer me transformar em outra pessoa. Eu, se pudesse, triplicaria a Letícia para ter várias e amar mais, sorrir mais e ser ainda mais feliz do que ela já me faz. Feliz aniversário, minha flautinha doce. Te amo”, escreve Ana Carolina no final de uma longa e emocionada dedicatória, que já tem mais de 35 mil “gostos”.

Feliz aniversário minha flautinha doce! PRA ELA 2 Enquanto ela sorria, eu via uma tristeza em seus olhos. Eu via uma tristeza distante e profunda. Uma tristeza afastada. Uma tristeza de ilha. Enquanto ela falava, eu via sua enorme força! Uma força que vinha da sua maneira de elaborar a própria tristeza e transformá-la em humor e alegria. Ela é única. Ela gosta muito de falar. Ela até pode parar de falar, mas só se for pra ouvir coisas interessantes. A cor que ela mais ama é rose gold. Adora usar coques altíssimos. Não tem medo de dizer o que pensa. Às vezes sente as dores do mundo de uma vez só. Ama miniaturas. Ela faz tudo do jeito dela e nunca se arrepende. Cozinha como uma chef renomada. Guarda seu olhar mais encantador para as surpresas da vida. Adora experimentar. Adora comer. Adora arquitetura. Odeia pimenta. É dona de uma personalidade forte. Consegue dobrar pessoas ao meio, as vezes em 4. Gosta de experimentar um pouquinho de tudo. Morango com chocolate é seu pecado. É capaz de vender areia no deserto. É capaz de fazer comentários desconcertantes e de dizer palavras lindas e amorosas. Quando não gosta de alguma coisa, não gosta mesmo. É doce. Carinhosa. Ela me fez perceber que uma pessoa mais jovem pode ser mais adulta que muitas pessoas mais velhas. Ela me fez perceber que uma de nós é daltônica pois sempre que eu digo que algo é vermelho ela diz que é laranja! Ela é incrivelmente equilibrada emocionalmente. Compreensiva. Compreensiva demais. Não gosta de perder. Ama bichos. Tem uma pinta na palma da mão. Tem o terceiro dedo do pé maior que o segundo. Tem um terceiro olho invisível que a tudo enxerga. Usa uma aliança feita com fio de ouro que retirei do meu coração. Nos amamos desde o primeiro dia que nos dissemos "Oi muito prazer".Nos amamos pq somos honestas com nossos defeitos e qualidades. Nos amamos pq o que nos comunicamos sem palavras é muito especial.Ela não quer me transformar em outra pessoa.Eu, se pudesse triplicaria a Leticia pra ter várias e amar mais, sorrir mais e ser ainda mais feliz do que ela já me faz! Feliz aniversário minha flautinha doce! Te amo!

A post shared by Ana Carolina (@sigaanacarolina) on

Ana Carolina e Letícia Lima assumiram a sua relação há um ano. Ainda na segunda-feira passada, Dia dos Namorados no Brasil, o casal partilhou um vídeo nas redes sociais em que defendia o amor, independentemente do género.

“Todo mundo tem direito ao toque, ao carinho, seja sua orientação sexual qual for. O preconceito está aí, a gente sabe, eu já sofri muito”, afirmou a atriz Letícia Lima.

Nesse mesmo dia, também Daniela Mercury partilhou na sua conta de Instagram uma fotografia a beijar a mulher, Malu Verçosa, que é também a agente da cantora.

“Como explicar o que não se explica?”, questiona junto à foto tirada em plena via pública e à luz do dia. Em pleno Dia dos Namorados no Brasil, e no mês em que se assinalar em todo o mundo o movimento homossexual, a cantora baiana não hesitou em reforçar a normalidade do amor, ajudando a combater o preconceito. “Malu, eu não te largo. Eu já não sei andar sem você ao meu lado”, escreve a voz de “Feijão com Arroz”, que atua no próximo dia 3 de julho no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

O amor me beijou na boca. A arte personifica o amor e ele vira poesia porque, como o amor, a arte não tem explicação. O amor ganhou nome, sobrenome e família. Família já é coisa de paixão. Como explicar o que não se explica? A gente compara com o céu, com o mar, com a terra, porque é o que a gente pode ver, sentir e tocar. Porque a natureza é vida e a vida é tudo que há. Malu, eu não te largo. Eu já não sei andar sem você do meu lado, acho que o meu amor quer se casar. Amor se casa se já é casado? Não sei, mas nesse dia das namoradas, preciso de poesia. (Daniela Mercury). "Sou salva pela metáfora! A maior metáfora do mundo: o Amor." (Adélia Prado). #diadasnamoradas #poesia #palavrapraexplicaroquenaoseexplica #artesamada #artemanhadeamor #diadasnamoradas Foto: @celiasantosfots

A post shared by Daniela Mercury (@danielamercury) on

Daniela foi casada durante três anos com o publicitário italiano Marco Scabia, de quem se separou no final de 2012. Em abril de 2013, no Instagram, a cantora surpreendeu o mundo ao apresentar Malu Verçosa como sua mulher. “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”, escreveu na altura.

Em 2014, em entrevista à revista “Notícias TV”, quando foi mentora do “The Voice Kids” em Portugal, Daniela Mercury falou abertamente da sua relação afetiva. “A voz da Malu é muito sexy e, sem dúvida, que o seu timbre foi muito importante para me conquistar”, disse, acrescentando que precisa de “viver num mundo imaginário”. “A minha mulher está comigo nesse mundo”.

TEXTO: Nuno Azinheira

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.