Publicidade Continue a leitura a seguir

Dois anos de “Stranger Things”. Reparou em todas estas referências a êxitos do cinema dos anos 80?

Fotografia: Facebook
Fotografia: Facebook
Fotografia: Facebook
Eleven (personagem interpretada por Millie Bobby Brown) disfarça-se de fantasma para poder sair à rua e não ser conhecida.
O mesmo aconteceu em "E.T. - O Extraterrestre", que Steven Spielberg realizou em 1982. Em ambos os casos era Noite de Halloween.
A câmara de filmar de Bob (Sean Astin), namorado de Joyce (Winona Ryder), é da marca JVC, modelo GR-C1, lançado em março de 1984.
Se viu "Regresso ao Futuro" (1985), recorde que é exatamente esta a câmara usada por Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).
E o skate de Max (Sadie Sink, aqui fotografada durante uma pausa das gravações), personagem que integra a história apenas nesta segunda temporada, é da marca Madrid.
Exatamente a mesma marca do skate de Marty McFly de "Regresso ao Futuro". A diferença está no design.
Sam Owens é um dos vilões de "Stranger Things"
Em "Aliens", de 1986, o mesmo ator vestiu a pele do antagonista da história. Os criadores de "Stranger Things" quiseram-no por ambas as personagens serem "amigáveis, encantadoras e, ao mesmo tempo, sinistras".
As referências a "Aliens" são bastantes, como o lança-chamas usado para combater o ser Demogorgon. Aqui em "Stranger Things"...
E aqui em "Aliens", realizado por James Cameron e protagonizado por Sigourney Weaver.
E quem não se lembra de "Encontros Imediatos do Terceiro Grau", outro sucesso de Steven Spielberg? Esta cena, por exemplo...
Serviu de inspiração a esta da trama da Netflix. Quem a interpreta é Will (Noah Schnapp).
E voltando ainda a "Os Caça-Fantasmas", enquanto Eleven se disfarçou de fantasma, os seus amigos vestiram-se de "Ghostbusters".
Aliás, o quatro de Dustin (Gaten Matarazzo) está decorado com várias referências aos anos 1980, incluindo um "certificado de mestria antiparanormal" (na parede), o mesmo que foi entregue aos membros do clube de fas oficial de "Os Caça-Fantasmas" em 1984.
Nem as personagens de Tom Cruise e Rebecca De Mornay em "Negócio Arriscado" (1983) faltam. Repare...
As fantasias usadas por Steve (Joe Keery) e Nancy (Natalia Dyer)!
E aquele momento em que Kali (Linnea Berthelsen) treina Eleven para que esta consiga usar os seus poderes?
Bastante semelhante ao momento em que Luke Skywalker em "O Império Contra-Ataca" (1980) foi treinado pelo mestre Yoda.
E quando Bob (Sean Astin) pergunta se o X desenhado por Will para identificar o Mal é uma brincadeira de caça-tesouros...
Uma referência clara ao que fez em "Os Goonies", que interpretou em 1985, quando ainda era uma criança.
No último episódio de "Stranger Things", Dustin usa um penteado novo para impressionar as raparigas. O mesmo penteado de Duckie (Jon Cryer) no filme "A Garota do Vestido Cor-de-Rosa", de 1986.
Um dos detalhes mais elogiados é o elástico azul usado por Hopper (David Harbour). Pertencia à sua filha que morreu de cancro, como contado na primeira temporada da série.
Nesta segunda temporada, o elástico está sempre no pulso da personagem.
Ou quase sempre. Eleven, de quem Hopper cuida como se fosse sua filha, usa-o no baile no último capítulo, quando dança com Will.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Faz esta segunda-feira dois anos que a série que homenageia filmes míticos dos anos 80 chegou à Netflix. “Stranger Things” tornou-se um sucesso imediato, tendo já sido emitida a segunda temporada e estando a terceira a ser gravada.

Os seus criadores, Matt e Ross Duffer, nunca esconderam que os maiores sucessos cinematográficos dos anos 1980 os inspiraram para a história que mistura suspense e ficção científica.

Recordando os capítulos mais recentes, da segunda temporada, existem referências a títulos como “E.T. – O Extraterrestre”, “Ghostbusters – Os Caça-Fantasmas”, “Regresso ao Futuro”, “Aliens” ou “Negócio Arriscado”. Os irmãos Duffer fizeram questão de incluir detalhes destes êxitos ora de forma subtil, ora de forma direta.

Percorra a galeria acima e veja as semelhanças.

TEXTO: Ana Filipe Silveira