Série “Deus Cérebro” (RTP) distinguida com prémio internacional da URTI

RTP
Fotografia: Divulgação/ RTP

A série documental “Deus Cérebro”, da RTP, foi distinguida com o 40.º Grande Prémio Internacional URTI do Documentário de Autor.

Produzida pela Panavideo para a RTP, com realização de António José de Almeida, o projeto conta com a participação de várias personalidades e investigadores de referência mundial, que dão pontos de vista e dados científicos sobre aquele que é considerado o “mais misterioso e complexo órgão do ser humano”.

Destaque para a colaboração de alguns especialistas portugueses, como os neurocientistas António Damásio, Alcino Silva, Rui Costa e os neurologistas Alexandre Castro Caldas e Pedro Cabral.

A URTI considera esta série documental um “importante contributo científico para a compreensão dos mistérios do cérebro humano”, destacando o primeiro episódio – “Maquinaria das Emoções” – que mostra como a inteligência está ligada às emoções e o que distingue o cérebro dos humanos e dos animais.

O Grande Prémio Internacional URTI do Documentário de Autor é atribuído anualmente às produções audiovisuais que mais se destacaram na abordagem das grandes questões sociais e também no domínio da arte e da cultura.

De sublinhar ainda a distinção da terceira temporada da série “Novos Vizinhos” com o Prémio Martine Filippi Prize for Discovery, também atribuído pela URTI. Um projeto para o qual a RTP Açores contribuiu com a produção e realização de um dos episódios, “Um Só Deus”.